Project Management Institute

Antídotopara o isolamento

As equipes podem reconstruir o tecido conjuntivo com mais interações pessoais

De Karen Smits

Apesar de toda a resiliência que os profissionais de projetos demonstraram durante a pandemia, a exacerbação do isolamento no local de trabalho tem sido real, e eu vivenciei isso por meio do meu trabalho com várias organizações durante o ano passado.

No banco onde apoio equipes em processo de mudança, alguns líderes mal sabem como estão os membros de suas equipes. Em uma organização de startup, conheci um novo funcionário que nunca havia se encontrado pessoalmente com seus colegas, e esses colegas não tinham ideia de que ele havia recentemente ido morar com um amigo para evitar o burnout de trabalhar sozinho por tanto tempo. Uma gerente de projeto global em um projeto offshore está presa no Brasil, enquanto sua família aguarda seu retorno à Austrália. E várias pessoas em uma organização do setor público estão trabalhando em cafés ou voltando para a casa de seus pais, porque compartilhar o espaço de trabalho com seus colegas de apartamento tornou-se problemático.

A desvantagem dos ambientes de trabalho virtuais é clara: a conexão humana necessária para que a cultura do local de trabalho prospere foi interrompida. À medida que o trabalho remoto se torna cada vez mais a norma, mesmo em um mundo pós-pandêmico, como restauramos o sentimento de cultura? Como reproduzimos uma atmosfera em que as equipes realmente sentem que estão atuando e aprendendo juntas e veem como os líderes sustentam as conexões?

Aqui estão três sugestões:

1. TORNE A CULTURA VISÍVEL

Uma vez que as tarefas diárias agora acontecem remotamente e as práticas são difíceis de observar, é importante chamar a atenção para o porquê das coisas serem feitas, reconhecer quais aspectos da cultura estão sendo exibidos e por que isso é importante. Por exemplo, quando uma equipe toma uma decisão, lembre aos membros da equipe que eles chegaram a esta solução porque estão sempre prontos para ouvir, ajudar os colegas e focados em incluir as perspectivas de todas as principais partes interessadas. Revelar esse aspecto cultural reforça a necessidade de sua existência, bem como sua importância para a organização. Ao mesmo tempo, não se esquive de falar de comportamentos que não reflitam a cultura da empresa.

img

TRILOKS / E+ / GETTY IMAGES

2. ENCONTRE FERRAMENTAS ADEQUADAS À SUA CULTURA

Seu conjunto de ferramentas do dia a dia deve apoiar as conexões humanas e refletir sua cultura. Por exemplo, em organizações nas quais piadas alegres façam parte da comunicação diária e ajudam a quebrar a tensão, as equipes virtuais podem recorrer a um conjunto de GIFs e memes para pontuar os e-mails trocados. Ou, então, para organizações em que um bate-papo rápido pode resolver muitos problemas, concorde em usar uma ferramenta de mensagens instantâneas que atenda melhor às necessidades de comunicação da equipe.

3. ORGANIZE REUNIÕES PRESENCIAIS

Mesmo com a abundância de ferramentas de colaboração on-line, não há substituto para o trabalho em equipe face a face para resolver problemas e estimular a criatividade. Se possível, encontre oportunidades de reuniões pessoais para tratar de questões complexas. Isso pode significar limitá-las a apenas algumas pessoas e manter uma distância segura, mas essas interações e experiências compartilhadas podem quebrar a monotonia do isolamento e reintroduzir elementos da cultura da empresa. É também uma boa maneira de acabar com os maus hábitos de perda de controle e de visão, que podem facilmente se infiltrar nas reuniões virtuais.

Precisamos ser radicais para preservar a cultura, e as pessoas que a vivenciam e a amam. Mesmo em um ambiente de trabalho remoto, devemos garantir que nossas ações realmente se conectem com outras pessoas. PM

img Karen Smits, PhD, é uma antropóloga organizacional que trabalha no Practical Thinking Group, em Singapura. Ela pode ser contatada em [email protected].
This material has been reproduced with the permission of the copyright owner. Unauthorized reproduction of this material is strictly prohibited. For permission to reproduce this material, please contact PMI.

Advertisement

Advertisement

Related Content

Advertisement