Project Management Institute

Aprender a boiar

Fazendas solares flutuantes são a nova onda

the Edge

img

FOTO DE CORTESIA DA KYOCERA TCL

Usina solar flutuante da Kyocera TCL Solar no reservatório da represa Yamakura em Ichihara, Japão

Equipes do projeto estão levando a energia solar para dar um passeio de barco, criando fazendas flutuantes com exposição máxima de sol. Na Índia, estão em andamento os planos do governo para instalar um parque solar flutuante de 1.000 megawatts na represa Indira Sagar, em Madhya Pradesh, Índia. Depois de construída, a instalação superará maior usina atual (um projeto de 150 megawatts em Anhui, China) e quase dobrará toda a capacidade fotovoltaica flutuante global (FFG) em 2018.

O projeto é apenas um de um número crescente que visa pegar os queridinhos da energia renovável, os painéis solares, e colocá-los em barcos do tipo pontão. O business case dessas instalações é reforçado pelo fato de os painéis solares flutuantes não exigirem vastas extensões de terras valiosas. Em vez disso, os FFGs podem flutuar em corpos de água em grande parte não utilizados, como reservatórios de hidrelétricas, lagoas de tratamento de águas residuais ou reservatórios de água potável. A cobertura dos painéis solares também pode reduzir a evaporação nesses reservatórios, e os painéis flutuantes tendem a ser mais eficientes em termos de energia devido ao efeito de resfriamento natural da água. Os FFGs podem produzir cerca de 5 por cento mais eletricidade do que os painéis solares tradicionais, disse, à Reuters, Oliver Knight, especialista sênior em energia do Banco Mundial.

Em outubro, a empresa Ciel & Terre USA concluiu um projeto de construção de uma instalação de energia FFG de 4,4 megawatts em uma estação de tratamento de água em Sayreville, Nova Jersey, EUA.

“Entramos neste projeto sabendo que tínhamos terras limitadas disponíveis para uma instalação solar perto da estação de tratamento de água, e a oportunidade de um painel solar flutuante superou nossas expectativas”, disse Dan Frankel, administrador de negócios da cidade, à revista Solar Industry. “É uma abordagem ideal, que faz melhor uso do nosso lago de pré-tratamento, reduzindo drasticamente os custos de energia e compensando a pegada de carbono da cidade”.

— Dan Frankel, distrito de Sayreville, para a revista Solar Industry

Mesmo num momento em que usinas solares flutuantes se tornam maiores e mais comuns, as empresas estão entrando em águas mais profundas. Por exemplo, em julho, a empresa de energia belga DEME começou a explorar a viabilidade de desenvolver a primeira fazenda solar offshore de ondas altas do mundo. — Amanda Hermans

Um sucesso

img

Mergulho em energia solar

2007: O primeiro sistema de usina FFG, um protótipo de pesquisa de 20 quilowatts-pico (kWp), é instalado na Província de Aichi, no Japão.

2008: Uma usina FFG de 175 kWp na Far Niente Winery em Oakville, Califórnia, EUA, torna-se o primeiro sistema comercial.

2010: O primeiro sistema FFG de rastreamento, que pode acompanhar os movimentos do sol, é instalado na Petra Winery, em Suvereto, Itália.

2013: O primeiro sistema FFG em escala de megawatts é instalado na província de Saitama, no Japão.

2014: O Swimsol, o primeiro sistema FFG feito para água salgada, é desenvolvido.

2016: Uma usina de FFG na província de Fukuoka, Japão, usa microinversores, que podem converter a corrente direta do painel em uma corrente alternada.

2017: Um projeto na barragem de Alto Rabagão, em Montalegre, Portugal, combina energia solar flutuante e hidrelétrica na mesma iniciativa pela primeira vez. A instalação dos painéis solares aumenta a capacidade máxima da usina em 220 kilowatts.

2018: A maior usina FFG do mundo, com 150 megawatts, entra em operação em Anhui, China.

Outubro de 2019: O principal secretário de energias novas e renováveis da Índia anuncia que as obras devem começar em meados de 2020, naquele que será a maior usina solar flutuante do mundo.

Fontes: Solar Energy Research Institute of Singapore, World Bank, Scheuch Family Foundation, Renewable Energy World, Times of India

img

Instalação de FFG na Far Niente Winery em Oakville, Califórnia, EUA

img

Plataforma da Swimsol no Atol Baa, Maldivas

img

Usina FFG em Anhui, China

This material has been reproduced with the permission of the copyright owner. Unauthorized reproduction of this material is strictly prohibited. For permission to reproduce this material, please contact PMI.

Advertisement

Advertisement

Related Content

Advertisement