Project Management Institute

Control de calidad

Le preguntamos a la comunidad de dirección de proyectos: ¿Cómo supera los problemas comunes durante las etapas de prueba?

Vozes | CAIXA DE FERRAMENTAS DE PROJETO

img

ISTOCKPHOTO

ESPELHAR A REALIDADE

“Na minha experiência, o maior desafio é garantir que o teste replique intimamente como os clientes usarão o produto ou sistema: seus casos de uso, ambiente, o que mais pode estar em execução e assim por diante. Os erros descobertos depois da entrega nos locais dos clientes serão urgentes e não importa se o teste interno foi 100 por cento aprovado. A comunicação contínua com os clientes por meio de engenharia/vendas de campo para tentar entender os cenários de uso é vital, mas desafiadora, pois os clientes podem não querer expor seus sistemas completos. Eles podem estar sob um contrato de confidencialidade com o cliente-alvo, por exemplo.”

— David Raftus, PMP, diretor, gerenciamento de projetos de engenharia, sistemas operacionais em tempo real, Wind River, Ottawa, Ontário, Canadá

CULTIVAR A COLABORAÇAO

“Durante a transferência dos desenvolvedores da equipe de scrum, as equipes de controle de qualidade (QC) podem sentir pressão para concluir seus testes rapidamente. Então, preciso garantir que as tarefas de desenvolvimento e teste sejam integradas. Incluo testadores durante os estágios iniciais do design, para que possamos concordar com o que precisa ser testado — e por quê — para facilitar um ciclo de feedback regular e contínuo. Da mesma forma, garanto que os desenvolvedores entendam as necessidades do controle de qualidade, para que as equipes se consultem sobre o comportamento de aceitação. Por exemplo, sempre que possível, incentivo os desenvolvedores a concluir pequenas partes do trabalho e enviá-las para as equipes de teste, em vez de enviar tudo junto no final do sprint. A colaboração entre as equipes, em vez de simplesmente transmitir as coisas e esperar sua vez, ajudará a manter as equipes unidas e a manter o progresso nos trilhos.”

– Rachna Singh, PMI-RMP, PMP, PgMP, gerente de programas, Amazon India, Bangalore, Índia

IMPEDIR INTERRUPÇÕES

“Temos um produto que mantém um alto nível de garantia de informações. Isso exige que monitoremos e implementemos alterações que atenuam vulnerabilidades. Essas alterações requerem testes que podem, embora nem sempre, interromper nossas operações normais de desenvolvimento e manutenção. No entanto, a comunicação da nossa equipe é forte, formal e informalmente. Mantemos nossos recursos disponíveis otimizados e conscientes, porque o software operacional que atende ou excede os requisitos de segurança é sempre a nossa principal prioridade.”

– Sabrina Weber, líder do projeto, gerenciamento de relacionamento com clientes, IEM, Mooresville, Carolina do Norte, EUA

ALINHAR ABORDAGENS

“O verdadeiro desafio é testar sobreposições em dois projetos que usam abordagens diferentes — ágil e em cascata ou híbrido. Como essas equipes coletam e apresentam relatórios de teste para serem comparáveis? Para resolver isso, é necessário que uma organização tenha uma governança de projeto consistente e abrangente, com controles independentes da abordagem do projeto. Por exemplo, há três anos, quando trabalhei com a Capgemini, ajudei-os a implementar controles de qualidade que forneciam uma estrutura padronizada para monitorar e registrar resultados quando equipes de software ágeis e equipes de regulamentação em cascata se sobrepunham. Isso tornou tudo mais consistente.”

– Amit Modhvadia, CIO, prestador e fornecedor de serviços, BBC, Leicester, Inglaterra

CRIE UM MODELO

“Testamos frequentemente novos elementos ou tecnologias em uma rede e muitas vezes eles ainda precisam ser totalmente testados fora de um ambiente de laboratório. Pode ser extremamente demorado e incluir inúmeras falhas e frustrações. Atenuamos os riscos, mantendo um registro de testes e a documentação das lições aprendidas. Ambos podem ser fundamentais para fornecer referências futuras à equipe. Em muitos casos, você pode reutilizar um modelo para seus sucessos e falhas nos testes. Este será um plano para analisar como você superou as falhas em testes anteriores. Criar esses tipos de padrões em sua equipe transformará um obstáculo em força, e você se tornará um recurso para os outros na superação de obstáculos em testes.”

– Michael Huber, PMI-ACP, PMP, gerente de projetos II, Sprint, Boston, Massachusetts, EUA

PLANO PARA O SUCESSO

“Os desafios mais difíceis são obter o tempo dos usuários que precisam executar os testes e garantir que os dados no sistema de testes sejam representativos do ambiente do mundo real. Para atenuar isso, faço um planejamento inicial de recursos para envolver os usuários e treiná-los para aplicar os testes. Também tento criar um ambiente de teste do usuário o mais semelhante possível ao da produção.”

– Steven Goeman, PMP, fundador, Gaps BVBA, Bruxelas, Bélgica

Resultados positivos

O teste constante é uma das maneiras pelas quais as equipes ágeis medem o sucesso em projetos individuais. Aqui estão as principais maneiras pelas quais as equipes ágeis acompanham seu progresso:

img

Fonte: 13° Relatório anual sobre o estado do ágil, da CollabNet e VersionOne, 2019

img

Que medidas você toma para gerenciar o estresse diariamente ou em tempos de crise — e como elas o mantêm focado em fazer o seu melhor trabalho?
Respostas por e-mail para [email protected] para possível publicação em edição futura.

This material has been reproduced with the permission of the copyright owner. Unauthorized reproduction of this material is strictly prohibited. For permission to reproduce this material, please contact PMI.

Advertisement

Advertisement

Related Content

  • PM Network

    O show das trombas

    By Roberts, Caroline Nas últimas cinco décadas, a atividade comercial lentamente devastou as florestas de Surin, uma província do nordeste da Tailândia. E para o povo Kui nativo que dependia de suas exuberantes…

  • PM Network

    As pontes de Londres estão caindo

    Uma década de austeridade econômica está cobrando o preço das pontes públicas de Londres. No ano passado, vários fechamentos despertaram a ira e a preocupação de moradores frustrados. A Ponte de…

  • PM Network

    A nova dinâmica da liderança

    As organizações estão emergindo da pandemia com expectativas e oportunidades reformuladas—e uma visão radical de mudança. Inovadores e influenciadores de todo o mundo explicam como os líderes de…

  • PM Network

    Jogada de energia

    By Parsi, Novid Marrocos não possui recursos petrolíferos em abundância. Assim, depende de importações de combustíveis fósseis para 97 por cento de suas necessidades domésticas de energia. Mesmo assim, o Marrocos…

  • PM Network

    Diagnósticos digitais

    À medida que a pandemia global continua alterando cada centímetro do cenário da saúde, os líderes de projetos de tecnologia médica estão se preparando para uma ruptura—e prontos para responder.

Advertisement