Project Management Institute

Uma questão de confiança

Perguntamos à comunidade de gerenciamento de projetos: Qual é a sua melhor dica tática para delegar tarefas?

Vozes | CAIXA DE FERRAMENTAS DE PROJETO

img

ISTOCKPHOTO

Perguntamos à comunidade de gerenciamento de projetos:

Qual é a sua melhor dica tática para delegar tarefas?

CONCENTRE-SE NA CULTURA

“A delegação de tarefas em um projeto deixa de ser um problema com a cultura de equipe certa. Se você criou uma cultura de equipe de projeto positiva, baseada na confiança e tem membros da equipe que podem liderar a si mesmos e liderar outras pessoas, então sempre poderá delegar e compartilhar a carga de trabalho. Já se foram os tempos de gerentes de projetos que eram chefes de uma grande estrutura de distribuição de trabalho, alocando e gerenciando pacotes de trabalho. Os gerentes de projeto estão se tornando líderes dinâmicos que permitem que suas equipes produzam resultados”.

— Liz Connolly, executiva, gerenciamento de projetos e ativos, cidade de Gold Coast, Gold Coast, Austrália

COLOQUE AS PESSOAS EM PRIMEIRO LUGAR

“Conhecer o potencial de sua equipe ajudará você a delegar com mais eficiência. Conheça o histórico de trabalho de cada pessoa e sua posição atual dentro da estrutura da organização. Tome nota das suas expectativas e suas limitações. Identifique conflitos pessoais não resolvidos para detectar possíveis riscos ao trabalho em equipe. Identifique líderes naturais para poder propor um papel interessante para eles. Identifique as principais habilidades que ainda não foram exploradas para considerar no futuro, com base nos interesses e objetivos da organização. Planeje um treinamento adequado e viável com base no perfil de cada membro da equipe. Envolva os membros de sua equipe em atividades divertidas fora do trabalho que aumentem o espírito de equipe. Delegar é uma tarefa complicada, e você pode nem sempre ter o consenso total das pessoas que assumem o trabalho. Portanto, é importante alcançar um acordo ideal baseado em um vínculo de respeito e confiança na equipe”.

— Marcela Terzi, gerente de desenvolvimento do Grupo ILHSA SA, Buenos Aires, Argentina

CAPACITAR O SUCESSO

“A delegação começa com a confiança. Isso significa confiar na pessoa para quem você está delegando uma tarefa importante e capacitá-la para concluí-la. Garanto que saibam como esta tarefa se encaixa no quadro maior e quando ela é necessária. Além disso, quando eu delego, sinto-me responsável por ajudar a pessoa, se ou quando surgir um problema, para que eles não fiquem para trás”.

— Jason Orloske, PMP, vice-presidente de operações, ImmunoPrecise, Fargo, Dakota do Norte, EUA

TRABALHO CERTO, NA HORA CERTA

“Quando se trata de delegar, acredito que meu papel seja o de facilitar a coordenação entre os membros da equipe e as partes interessadas. Os membros da equipe são especialistas no assunto em sua área e eu preciso garantir que o trabalho certo seja feito no momento certo e pelas pessoas certas. Em vez de dar uma orientação explícita, tento usar o formato SMART para objetivos e tarefas: eSpecífico, Mensurável, Atingível, Realista e no Tempo certo. Uso um questionário mais humilde para orientar a equipe, e eles fornecem as respostas. Se eu precisar ser explícito, o tópico geralmente é o cronograma. Reconheço que preciso ter datas a cumprir marcos e a equipe sempre responde”.

— Colleen G. White, PMP, gerente sênior de projetos, OhioHealth, Columbus, Ohio, EUA

OLHAR PARA DENTRO

“A delegação se resume a ser honesto acreditar e confiar no outro, e especialmente em você. Então, seja você mesmo, estabeleça metas razoáveis e desenvolva seus pontos fortes, aceitando suas fraquezas como oportunidades para aproveitar os pontos fortes de outras pessoas”.

— Sergio Luis Conte, PhD, PMI-ACP, PMI-PBA, PMP, membro do comitê diretor de processo e metodologia global, PepsiCo Latin America, Buenos Aires, Argentina

Expectativas incertas

A comunicação deficiente pode ser uma barreira para o sucesso do projeto.

img

Fonte: Communication Barriers in the Modern Workplace, The Economist Intelligence Unit, 2018

img

QUAL É O SEGREDO DE GERENCIAR EQUIPES VIRTUAIS PARA QUE FIQUEM ALINHADAS?
Respostas por e-mail para [email protected] para possível publicação em edição futura.

This material has been reproduced with the permission of the copyright owner. Unauthorized reproduction of this material is strictly prohibited. For permission to reproduce this material, please contact PMI.

Advertisement

Advertisement

Related Content

Advertisement