Project Management Institute

Equilíbrio de energias

Equilíbrio de poder

Relatório de empregos 2020

img

FOTO DE SONG WEIXING/VCG VIA GETTY IMAGES

Funcionários inspecionam equipamentos em uma usina de energia solar em Chuzhou, China.

Tanto energias renováveis de crescimento rápido como fontes de energia tradicionais estão em um ponto de inflexão. As energias renováveis estão prontas para uma grande expansão, à medida que a pressão pública para lidar com as mudanças climáticas se solidifica em acordos globais para reduzir drasticamente as emissões. As energias renováveis devem representar 17 por cento da demanda global de energia em 2040, contra 10 por cento em 2017, de acordo com a PwC. Obviamente, mudanças abrangentes geralmente significam gerenciamento de mudanças, o que cria a necessidade de gerentes de projetos e gerentes de programas capazes de liderar essas iniciativas.

Em todo o mundo, o número de empregos no setor de energia renovável está crescendo, hoje apontando para 11 milhões, segundo a Agência Internacional de Energia Renovável. Este apetite por projetos está se expandindo para além de potências tradicionais, como Estados Unidos, China e União Europeia. O crescimento do emprego está aumentando na Malásia, Tailândia e Vietnã. O governo vietnamita criou incentivos para projetos solares que ajudarão a cumprir a meta do país de aumentar sua capacidade solar para 20 por cento da produção nacional de energia até 2050.

Enquanto isso, as organizações de petróleo e gás estão lutando para permanecer competitivas nesta nova era de consumo de energia, apesar dos preços voláteis, das disputas comerciais internacionais e da regulamentação mundial rígida. Alguns estão expandindo e diversificando com projetos renováveis, enquanto outros estão duplicando as tecnologias digitais, como iniciativas para integrar inteligência artificial e drones às operações existentes, a fim de aumentar a eficiência e os benefícios financeiros.

“A integração de tecnologias novas e diferentes no sistema existente requer muitos recursos, tanto do gerenciamento de projetos quanto de especialistas no assunto ou — como acontece muitas vezes — a combinação de ambos”, disse Markus Schuller, coordenador de grupo, Fichtner GmbH & Co. KG, Stuttgart, Alemanha.

img

— Markus Schuller, Fichtner GmbH & Co. KG, Stuttgart, Alemanha

Para muitas organizações, isso significa pendurar a placa de “vagas abertas”, pois os CEOs estão frustrados com a falta de conhecimento digital em suas organizações. De fato, a falta de habilidades essenciais está atrás apenas da volatilidade dos preços das commodities na lista de preocupações dos CEOs de petróleo e gás, segundo a PwC. Os candidatos a emprego com as habilidades necessárias provavelmente encontrarão organizações ansiosas para fazer a correspondência.

Enfrentar o futuro

Como evoluirá o papel do gerente de projetos em 2020?

“No futuro, a inteligência artificial estará realizando grande parte do trabalho administrativo e de relatórios. Portanto, será importante que os gerentes de projeto invistam em suas habilidades de liderança e em outras pessoas, porque elas nunca desaparecem”.

img

—Priscila Duarte, PMP, gerente de entrega técnica, membro do Conselho Executivo Global do PMI Microsoft, São Paulo, Brasil

“A função de gerente de projeto evoluirá para incluir menos atenção dedicada às atividades do dia a dia e mais tempo com planejamento e elaboração de cronograma para o futuro, e comunicar essa visão de volta à equipe de gerenciamento”.

img

— Andrew Cato, PMP, gerente de instalações, Plant Vogtle 3&4 Project, Waynesboro, Geórgia, EUA

“Não se trata mais de fazer o trabalho corretamente, mas de concluir o trabalho certo. O gerenciamento das partes interessadas — de todos os lados — será mais exigente e mais essencial para a entrega futura do projeto”.

img

— Darpana Vallabh, PMP, gerente de programas, FNB, Joanesburgo, África do Sul

“Gerenciamento de mudanças, design thinking e abordagens ágeis: tudo isso será cada vez mais importante no ambiente do futuro”

img

— Heather Sulkers, diretora sénior, escritório de gerenciamento de projetos corporativos e informática clínica, Centro de Dependência e Saúde Mental, Toronto, Ontário, Canadá

This material has been reproduced with the permission of the copyright owner. Unauthorized reproduction of this material is strictly prohibited. For permission to reproduce this material, please contact PMI.

Advertisement

Advertisement

Related Content

  • PM Network

    Next in Line

    By Bishel, Ashley | Hermans, Amanda Five industries are identified for growth: Micromobility, Biometrics, IoT Devices, Cannabis, and Virtual and Augmented Reality.

  • PM Network

    Aerospace and Defense

    By Bishel, Ashley | Hermans, Amanda Mounting political tensions and a realization by many governments that they need to be on the forefront of emerging technologies are driving an increase in global defense spending. For project…

  • PM Network

    Telecom

    By Bishel, Ashley | Hermans, Amanda The drive to 5G, the next-gen mobile internet speed, could ratchet global interconnectivity and tech innovation to the next level—and open doors wide for project professionals.

  • PM Network

    Energy

    By Bishel, Ashley | Hermans, Amanda Both fast-growing renewables and traditional energy sources are at an inflection point. Renewables are poised for major expansion, as public pressure to address climate change solidifies in global…

  • PM Network

    A Febre do 5G

    By Bishel, Ashley | Hermans, Amanda Oimpulso para o 5G, a velocidade da internet móvel de última geração, pode elevar a interconectividade global e a inovação tecnológica ao próximo nível, e abrir portas para os profissionais de…

Advertisement