Project Management Institute

Passado mais que perfeito

Uma equipe dos EUA preserva um mural fazendo uma réplica inovadora

the Edge

img

IMAGEM DE CORTESIA DA MVRDV

“Este projeto é diferente de tudo que Detroit já viu”.

— Marvin Beatty, FIRM Real Estate, para The Detroit News

A demolição era a opção óbvia, considerando os sérios problemas estruturais que afetavam a construção de tijolos na área do Eastern Market de Detroit, Michigan, EUA. O que não estava claro era como construir uma estrutura maior e melhor — e de alguma forma preservar os murais vibrantes característicos da área. Em setembro, a empresa de arquitetura MVRDV revelou sua proposta. Antes que a demolição fosse agendada para outubro, a equipe do projeto digitalizou cuidadosamente o mural original, junto com a textura subjacente dos tijolos. Em seguida, usando uma técnica chamada impressão digital em cerâmica, a equipe ampliará e reproduzirá o mural em painéis grossos de fachada, formando uma película de vidro impressa em 3D para a nova instalação de uso misto de 3.716 metros quadrados.

O nível térreo do espaço será envolvido no mural replicado por Denial, um artista local (também conhecido como Daniel Bombardier). Acima, a equipe encomendou um novo mural do artista local Sheefy McFly, enquanto reservava o andar principal para instalações giratórias. Enquanto isso, as áreas transparentes no mural criam janelas naturais e proporcionam muita luz natural aos inquilinos de escritórios e lojas. “Eles me apresentaram os conceitos que estavam considerando, e foi incrível”, disse Daniel à CBC.

A MVRDV não é novata na impressão digital em cerâmica. A empresa usou a técnica para um projeto anterior, a Glass Farm, envolvendo toda a fachada de um novo edifício de vidro com uma película impressa para que se parecesse com um celeiro tradicional de metal e tijolos. Em Detroit, o projeto de construção do mural de vidro, de 14 meses, que deve entrar em fase de construção ainda este ano, receberá o apoio do empreiteiro de propriedade de minoria de Detroit, a L.S. Brinker Co.

PROJETO

Mural de vidro

CRONOGRAMA

Lançado em setembro, fase de construção começa em 2021

ESCOPO

Projeto e construção de uma estrutura multiuso de quatro andares que também preserva a paisagem urbana existente

ARTE + TRABALHO

Denial, com a ajuda de dois outros artistas, passou duas semanas pintando o mural original em 2017, e o descreve como “uma carta de amor a Detroit”.

This material has been reproduced with the permission of the copyright owner. Unauthorized reproduction of this material is strictly prohibited. For permission to reproduce this material, please contact PMI.

Advertisement

Advertisement

Related Content

Advertisement