Project Management Institute

Espaço pessoal

O traje espacial da NASA passa por uma grande reformulação

the Edge

img

FOTO DE CORTESIA DA NASA

Os últimos 50 anos foram repletos de avanços e inovações tecnológicas na exploração espacial. Mas, durante grande parte desse tempo, a NASA não conseguiu adaptar seu traje de astronauta. Em grande parte intocado desde o início da década de 1960, o traje foi adaptado às especificações de um homem comum, apesar de o fato de mais de 40 mulheres americanas terem voado em um ônibus espacial ou passado algum tempo a bordo da Estação Espacial Internacional. Isso mudou no final do ano passado, quando a NASA deu os retoques finais em um traje que funcionaria para todos os tipos de corpo.

“Estamos trabalhando há muito tempo para construir trajes espaciais que servirão para a Lua e continuarão a ser usados em Marte”, disse Amy Ross, engenheira de roupas espaciais do Johnson Space Center da NASA em Houston, Texas, EUA, ao The New York Times.

A próxima expedição lunar, a missão Artemis III, teve seu prazo recentemente mudado de 2028 para 2024, acelerando todos os preparativos do projeto — incluindo o redesenho do traje espacial. Espera-se que a missão de 2024 leve a primeira mulher para a lua, assim como o próximo homem.

A Unidade de Mobilidade Extraveicular da Exploração (xEMU, como o novo traje é conhecido) foi projetada para atividades fora de uma espaçonave, e enfatiza o conforto e a mobilidade. A equipe do projeto adotou uma abordagem modular, com peças que podem ser adicionadas e ajustadas, além de estreitamento ou expansão fáceis no peito e na cintura. Os engenheiros da equipe escolheram um tecido sintético para o xEMU, semelhante aos trajes espaciais antigos, mas incluíram atualizações nos eletrônicos, filtros ambientais e sistemas de controle de pressão com base nas novas informações que a equipe coletou sobre o ambiente lunar. O traje pode suportar temperaturas negativas, de -157 a -121° C.

Um novo sistema de áudio integrado ao traje inclui vários microfones ativados por voz embutidos no tronco, que detectam e capturam automaticamente a voz do astronauta. Isso permite que o astronauta se comunique com outros caminhantes espaciais, companheiros de tripulação na nave espacial e o centro de controle da missão com maior facilidade e velocidade.

“Precisamos aprender a viver e trabalhar na superfície de outro mundo por longos períodos, e para isso precisamos de roupas espaciais”, disse o administrador da NASA Jim Bridenstine a um grupo de funcionários da NASA em outubro. — Amanda Hermans

This material has been reproduced with the permission of the copyright owner. Unauthorized reproduction of this material is strictly prohibited. For permission to reproduce this material, please contact PMI.

Advertisement

Advertisement

Related Content

  • Pulse of the Profession

    The Innovation Imperative

    Organizations must invest in building a culture—and project teams— that can turn cutting-edge ideas into reality, according to new PMI research.

  • Project Management Journal

    Exploring the Role of Project Management in Product Development of New Technology-Based Firms member content locked

    By Sońta-Drączkowska, Ewa | Mrożewski, Matthias This article explores the role of project management in the product development of new technology-based firms (NTBFs). For this qualitative study, we conducted a series of semi-structured in-depth…

  • PM Network

    Asuntos materiales

    By Hermans, Amanda La industria de la construcción siempre ha tenido que lidiar con temas de materiales. Desde hace décadas que en la construcción de casas y edificios comerciales se dejó de utilizar asbesto y plomo,…

  • PM Network

    Tabla rasa

    By Jones, Tegan La energía renovable más inteligente y más barata viene en camino, y a pasos agigantados. La energía generada a partir de fuentes limpias de la próxima generación es fundamental para detener el…

  • PM Network

    Equilibrio energético

    By Fister Gale, Sarah Ni siquiera el más perfecto de los planes podría garantizar que el proyecto de construcción de uno de los edificios comerciales de energía neta cero más grandes del mundo cumpla su ambiciosa promesa.

Advertisement