Project Management Institute

Nível de entrada: desembaraçado

Desembaraçada

Vozes | P&R DE CARREIRA

img

MONZENMACHI/ISTOCK/GETTY IMAGES PLUS

De Lindsay Scott

Sou recém-formado e estou atrás de um papel em projetos, mas tem sido uma busca frustrante. Como posso melhorar minhas chances?

Quer você tenha se formado há pouco tempo ou esteja procurando uma mudança de trabalho em projeto, a competição por cargos de nível inicial sempre foi feroz, e a pandemia global deixou as coisas ainda mais difíceis. Mas vamos respirar fundo e mapear as opções.

Existem papéis de gerente de projeto de nível de assistente, mas outros tipos de papel em projetos podem ser melhores para ocupar logo depois de se formar: funções de planejamento, como planejadores e controladores de projeto; funções de análises e insights, como analistas de projeto e dados; ou funções financeiras, como contadores e controladores de projetos. Também existem oportunidades para ajudar em governança e supervisão.

Certos setores e tipos de organizações são mais propensos a precisar de trabalhadores de projeto iniciantes, especialmente aqueles que têm mestrado em campos como aeroespacial, engenharia, construção, serviços financeiros e consultorias de gerenciamento. Às vezes, você só precisa lançar uma rede bem aberta.

Capturar o primeiro papel raramente é fácil. Parte da jornada é mostrar resiliência: a capacidade de se recuperar depois de muitas candidaturas, testes e entrevistas. Uma maneira de permanecer com os pés no chão e motivado é procurar um emprego alternativo, e ao mesmo tempo manter sua busca por uma função em projetos. No mínimo, assumir um papel qualquer no escritório pode ajudar você a desenvolver habilidades interpessoais e estabelecer uma reputação de realização de tarefas — duas qua-lidades desejáveis para qualquer função em projetos.

O quadro mais amplo? Vá além dos títulos de “gerente de projeto” para colocar o pé na porta e começar uma carreira.

Quero passar de gerente de projeto para uma posição de gerente de projeto sênior. Como posso fazer isso acontecer?

Você tem duas opções: ganhar uma promoção interna ou procurar uma nova posição fora. Cada opção requer táticas diferentes.

A chave para buscar uma promoção interna é saber quais oportunidades existem. Se houver projetos maiores e mais arriscados disponíveis, você precisará trabalhar na construção de uma justificativa de que é a pessoa certa para assumir a tarefa. No entanto, geralmente é mais fácil dar um passo à frente olhando para fora da organização atual. É menos provável que você tenha bloqueadores de cargos: pessoas que têm um controle firme sobre o cargo que você deseja e parecem que não vão largá-lo tão cedo.

Mas nem todas as funções externas são iguais. A ideia do que é um gerente de projeto sênior varia de organização para organização. Você tem que ter certeza de como deseja que seja essa função sênior. Você quer apenas um salário maior, sem se importar com as nuances nas responsabilidades e expectativas entre as funções possíveis? Ou você está procurando lidar com projetos maiores e mais importantes? Você está disposto ou ansioso para trabalhar com programas?

Ter uma ideia clara facilita refinar sua pesquisa e defender sua posição. Em seguida, atualize e adapte seu currículo ou resumo para incluir histórias atraentes que destacam as experiências-chave e demonstram capacidade de assumir mais respon-sabilidades. Essa clareza também ajuda a identificar os pontos fortes e fracos profissionais — um exercício que pode ajudar você a desenvolver um plano para abordar as lacunas de habilidades ou mostrar aos gerentes de contratação como você se encaixa em uma nova função.

Minha nova função exige que eu também assuma a análise de negócios. Sou apenas um gerente de projeto, então como posso adicionar novas habilidades rapidamente?

Em primeiro lugar, não há problema em aprender conforme você avança. A pessoa que o contratou deve estar ciente de que você não tem experiência como analista de negócios, mas provavelmente identificou algo em sua formação que indique que você, com o apoio e a orientação certos, se destacará na função.

Para desenvolver novas habilidades, confira a certificação PMI Professional in Business Analysis (PMI-PBA®). Entre muitas outras coisas, essa certificação pode ajudar a aprender como trabalhar com as partes interessadas para definir requisitos e conduzir os resultados de negócios pretendidos. Também convém procurar grupos de networking profissionais dedicados à análise de negócios.

Conclusão: aproveite a oportunidade de aprender. A função híbrida de analista de negócios e gerente de projeto está se tornando bastante comum e ajudará você a criar percepções estratégicas. É uma grande oportunidade que pode lhe dar uma vantagem competitiva sobre outros profissio-nais de projetos no futuro. PM

Dica de profissional: Ajuste o seu título

Certifique-se de que o título na área de resumo pessoal de seu currículo esteja de acordo com a função para a qual você está se candidatando. Caso contrário, você estará sinalizando uma incompatibilidade. Por exemplo, se você está se candidatando a uma vaga em uma empresa de construção, mas sua biografia diz “gerente de projeto de TI”, mude para “gerente de projeto” ou “líder de projeto”. Não doure a pílula: basta adaptar o título com precisão.

Tem uma pergunta sobre carreiras para Lindsay Scott? Envie um e-mail para [email protected].

img Lindsay Scott é diretora de recrutamento para gerenciamento de projetos e programas da Arras People, Londres, Inglaterra.
This material has been reproduced with the permission of the copyright owner. Unauthorized reproduction of this material is strictly prohibited. For permission to reproduce this material, please contact PMI.

Advertisement

Advertisement

Related Content

Advertisement