Project Management Institute

Atenção concentrada

Os EGPEs podem ampliar sua influência, medindo os benefícios operacionais

De Abid Mustafa

Sempre houve uma grande divisão entre desenvolvimento e operações, particularmente em relação ao papel do escritório de gerenciamento de projetos empresarial (EGPE). Tradicionalmente, os EGPEs limitaram seu foco aos esforços pontuais do desenvolvimento, e as atividades repetitivas das operações têm sido o Rubicão que eles não ousam atravessar.

Mas, à medida que o uso da tecnologia digital borra cada vez mais as fronteiras, as operações não estão mais fora dos limites para os EGPEs. Ferramentas digitais, como automação de processos robóticos e big data, permitem a entrega rápida de projetos. E o influxo de projetos digitais significa que os resultados, como a adoção de aplicativos móveis pelos usuários ou um aumento nas assinaturas de canais digitais, acumulam-se muito depois da entrega. Tem que haver um corpo para monitorar a percepção de benefícios das operações, e os EGPEs são excepcionalmente adequados para resolver isso.

SEM PRECONCEITO

Controlar as operações com relatórios sobre os benefícios dos negócios não é uma prática sensata, porque há uma tendência inerente em adornar as coisas nos relatórios para refletir visões mais favoráveis, especialmente quando os executivos operacionais estão no comando. Por exemplo, se o monitoramento dos benefícios dos negócios fosse deixado para o marketing, seus relatórios provavelmente incluiriam uma visão positiva dos clientes interagindo com os canais digitais, mesmo que tivessem problemas de apoio. O EGPE tem que permanecer imparcial em seu julgamento, pois qualquer coisa aquém disso prejudicará sua credibilidade.

O apoio da diretoria permite que o EGPE cultive o respeito de outros departamentos. Por isso, aventurar-se no trabalho operacional não é nem um salto de fé nem um enorme desafio para o estatuto do EGPE. O maior benefício da diretoria executiva é o relato preciso sobre os benefícios do negócio: nem subestimando nem superinflacionado.

img

ACEITAR A MUDANÇA

Mesmo assim, os EGPEs que pegarem este caminho precisarão ter uma mudança de mentalidade. Eles precisam superar sua aversão por atividades operacionais e se dispor a mergulhar no mundo obscuro das atividades operacionais e questões de dados. Adotar essa mudança permitirá que os EGPEs desempenhem um papel fundamental no monitoramento dos benefícios comerciais após a entrega dos projetos.

Para começar, os EGPEs podem garantir que os proprietários do projeto sejam responsabilizados até que os benefícios sejam percebidos. Os EGPEs, em consulta com a diretoria, também podem ajudar a mudar processos de modo que as recompensas não sejam desembolsadas após as entregas do projeto, mas dependam apenas dos benefícios entregues.

Ao expandir sua supervisão para as operações, os EGPEs podem ter um impacto revolucionário no sucesso dos projetos digitais, e na forma como essas iniciativas são concebidas e entregues na organização. Essas pequenas mudanças impedirão os proprietários de projetos de lançarem projetos digitais sem a atenção cuidadosa à definição de benefícios mensuráveis. Da mesma forma, os proprietários dos projetos manterão o controle sobre todos os projetos até que os benefícios pretendidos sejam alcançados. PM

img Abid Mustafa trabalhou com escritórios de gerenciamento de projetos por 11 anos. O seu livro In the Age of Turbulence: How to Make Executive PMOs Successful, está disponível em brochura e para Kindle.
This material has been reproduced with the permission of the copyright owner. Unauthorized reproduction of this material is strictly prohibited. For permission to reproduce this material, please contact PMI.

Advertisement

Advertisement

Related Content

  • PM Network

    Trunk Show

    By Roberts, Caroline For the past five decades, commercial activity has slowly devastated the forests of Surin, a province of northeast Thailand. And for the native Kui people who relied on the once-lush woodlands,…

  • PM Network

    Straight and Narrow

    PM Network queries the project management community on correcting bad habits on the team.

  • PM Network

    Value of Wellness

    Even for those who never caught the coronavirus, the global pandemic has taken a toll. That toll has shined a light on the ballooning size of the mental health market—and possible portfolio…

  • PM Network

    Zimbabwe Leans Forward

    Zimbabwe faced more than its share of challenges even prior to the global pandemic. Its currency had collapsed and inflation had surged to more than 700 percent. The country's efforts to curb damage…

  • PM Network

    Past Perfect

    Demolition was a no-brainer, given the serious structural issues that plagued the brick building in the Eastern Market area of Detroit, Michigan, USA. What wasn't clear was how to build a bigger,…

Advertisement