Influência positiva
Os gerentes de projeto constroem culturas de projetos direta e indiretamente, estejam ou não tentando fazer isso
Vozes | CLUBE DA CULTURA
De Karen Smits

ISTOCKPHOTO (2)
Um objetivo principal da liderança do projeto é criar uma cultura de projeto. Essas culturas são formadas em primeiro lugar através do processo de criação de uma identidade de pequenos grupos. Ao compartilhar o objetivo do projeto, entender sua missão e conduzir a um resultado positivo, o grupo não é apenas um punhado de pessoas trabalhando juntas: é uma equipe que se organiza para realizar o trabalho.
Os gerentes de projeto podem e devem liderar o processo de construção de cultura. Mas na minha experiência, eles muitas vezes não sabem como influenciam a cultura. A influência direta vem por meio do comportamento que eles modelam e sobre o que eles falam. A influência indireta vem através dos sistemas de entrega de trabalho e estruturas que o gerente de projeto escolhe usar, e como os membros da equipe são recompensados e promovidos.
Se os gerentes de projeto estão cientes da influência de seu comportamento e palavras, eles podem sistematicamente alavancá-los para comunicar mensagens que constroem uma cultura desejável. Se eles subestimarem o poder de seu comportamento ou se seu comportamento for inconsistente, os membros da equipe gastarão tempo e energia excessivos tentando decifrar o que o comportamento de seu líder significa.
É um ponto óbvio que vale a pena repetir: O que um gerente de projeto fala indica para a equipe o que é importante. Mesmo observações casuais e perguntas sempre dirigidas a tópicos específicos podem ser tão potentes quanto mecanismos e medições formais de controle. As preocupações e ações que os participantes do projeto veem no topo se resumem em como os participantes se comportam e quais problemas eles partem com entusiasmo para resolver.
QUE CULTURA VOCÊ ESTÁ CRIANDO?
Consciente de tudo isso, que tipo de cultura de projeto você está construindo? E como isso se alinha e reforça os valores organizacionais? O que você deseja mudar e como você pode usar sua influência direta e indireta para alcançar essa mudança? Certifique-se de não aprofundar inadvertidamente uma cultura problemática. Se as pessoas são passivas, mas você quer que elas sejam ativas, não tome decisões por elas: isso apenas reforça o comportamento passivo. Em vez disso, empurre-os para resolver as coisas.
Reflita regularmente. Como os membros da equipe interpretarão suas ações e comportamento? E como essas ações e comportamentos foram motivo de irregularidades? Afinal, a medida mais fundamental da liderança do projeto não são os resultados do projeto, mas sim a cultura que um líder cria em toda a equipe para impulsionar esses resultados. A cultura vem em primeiro lugar. PM
![]() | Karen Smits, PhD, é antropóloga organizacional e trabalha no Practical Thinking Group, em Singapura. Para entrar em contato com ela, escreva para [email protected]. |
Advertisement
Advertisement
Related Content
Advertisement