Project Management Institute

Influência positiva

Os gerentes de projeto constroem culturas de projetos direta e indiretamente, estejam ou não tentando fazer isso

Vozes | CLUBE DA CULTURA

De Karen Smits

img

ISTOCKPHOTO (2)

Um objetivo principal da liderança do projeto é criar uma cultura de projeto. Essas culturas são formadas em primeiro lugar através do processo de criação de uma identidade de pequenos grupos. Ao compartilhar o objetivo do projeto, entender sua missão e conduzir a um resultado positivo, o grupo não é apenas um punhado de pessoas trabalhando juntas: é uma equipe que se organiza para realizar o trabalho.

Os gerentes de projeto podem e devem liderar o processo de construção de cultura. Mas na minha experiência, eles muitas vezes não sabem como influenciam a cultura. A influência direta vem por meio do comportamento que eles modelam e sobre o que eles falam. A influência indireta vem através dos sistemas de entrega de trabalho e estruturas que o gerente de projeto escolhe usar, e como os membros da equipe são recompensados e promovidos.

Se os gerentes de projeto estão cientes da influência de seu comportamento e palavras, eles podem sistematicamente alavancá-los para comunicar mensagens que constroem uma cultura desejável. Se eles subestimarem o poder de seu comportamento ou se seu comportamento for inconsistente, os membros da equipe gastarão tempo e energia excessivos tentando decifrar o que o comportamento de seu líder significa.

É um ponto óbvio que vale a pena repetir: O que um gerente de projeto fala indica para a equipe o que é importante. Mesmo observações casuais e perguntas sempre dirigidas a tópicos específicos podem ser tão potentes quanto mecanismos e medições formais de controle. As preocupações e ações que os participantes do projeto veem no topo se resumem em como os participantes se comportam e quais problemas eles partem com entusiasmo para resolver.

QUE CULTURA VOCÊ ESTÁ CRIANDO?

Consciente de tudo isso, que tipo de cultura de projeto você está construindo? E como isso se alinha e reforça os valores organizacionais? O que você deseja mudar e como você pode usar sua influência direta e indireta para alcançar essa mudança? Certifique-se de não aprofundar inadvertidamente uma cultura problemática. Se as pessoas são passivas, mas você quer que elas sejam ativas, não tome decisões por elas: isso apenas reforça o comportamento passivo. Em vez disso, empurre-os para resolver as coisas.

Reflita regularmente. Como os membros da equipe interpretarão suas ações e comportamento? E como essas ações e comportamentos foram motivo de irregularidades? Afinal, a medida mais fundamental da liderança do projeto não são os resultados do projeto, mas sim a cultura que um líder cria em toda a equipe para impulsionar esses resultados. A cultura vem em primeiro lugar. PM

img Karen Smits, PhD, é antropóloga organizacional e trabalha no Practical Thinking Group, em Singapura. Para entrar em contato com ela, escreva para [email protected].
This material has been reproduced with the permission of the copyright owner. Unauthorized reproduction of this material is strictly prohibited. For permission to reproduce this material, please contact PMI.

Advertisement

Advertisement

Related Content

Advertisement