Project Management Institute

Manter a chama

Manter a chama Sustentar a motivação exige liderança, empatia e pensamento estratégico

img

DE TESSA D’AGOSTA

img

A miséria adora companhia.

E parece haver muito o que fazer: Um terço dos funcionários se sente desvalorizado, de acordo com uma pesquisa da TINYpulse de 2019. Portanto, é quase inevitável que os gerentes de projeto lidem com membros da equipe que pareçam perdidos, subestimados ou simplesmente esgotados em algum momento. Para manter as pessoas motivadas, os profissionais de projeto recomendam estratégias de personalização, para que elas ressoem em cada membro da equipe.

Lidere pelo exemplo

Conversar

Durante um projeto de mudança recente, implantamos uma reunião diária na qual reuníamos toda a equipe e analisávamos o desempenho do dia anterior, as metas atuais e quaisquer impedimentos para alcançá-las. Complementávamos isso com videochamadas com as equipes regionais no final do dia. Todos recebiam a mesma mensagem: esses encontros diários lembravam as pessoas do propósito, da necessidade, do que havíamos alcançado até o momento e do que podíamos alcançar.

— Abhay Shah, gerente de projetos de mudança de negócios, Sul da Ásia, Oriente Médio e África, Lloyd’s Register, Singapura

Força condutora

Trabalhe para entender as aspirações das pessoas e ajudá-las a mapear essas aspirações de acordo com os objetivos da organização. Apoie os membros da equipe, mantendo um registro contínuo sobre seu progresso. Uma equipe com uma imagem clara de seus objetivos e seu crescimento sempre permanecerá motivada.

— Rachna Singh, gerente de programa, membro do Conselho Executivo Global do PMI da Amazon, Bangalore, Índia

Todo ouvidos

Ouça com atenção. Quando os membros da equipe acreditam que suas vozes têm poder de impactar positivamente as mudanças, eles podem desenvolver a motivação para alcançar um objetivo comum. O conhecimento coletivo é maior que o de qualquer indivíduo e uma cultura de escuta explora essa base de conhecimento compartilhada.

— Andrew Arpin, CAPM, PMP, engenheiro de sistemas, Bose Corp., Dayville, Connecticut, EUA

Direção explícita

Os passos mais importantes para a liderança motivacional são:

  • Não deixe que se formem premissas: passe informações minuciosas aos membros da equipe no início do projeto.
  • Seja um líder, não um chefe: comunique-se de forma eficaz, interaja livremente e apoie a equipe com palavras de encorajamento.
  • Execute: toda a equipe deve estar ciente de todas as expectativas. Um projeto bem planejado, mas não bem executado, falhará.

— Grace Ojiugo Emole, PMP, gerente de projetos, Ironbrand & Quates, Lagos, Nigéria

Recorde pessoal

Quando usadas corretamente e com moderação, as afirmações pessoais (com “eu”) permitem que os membros da equipe se expressem aberta e honestamente, sem colocar o interlocutor na defensiva, concentrando-se nos sentimentos e valores de quem está falando. Esse estilo de comunicação incentiva a equipe a se engajar na solução de problemas, em vez de entrar no jogo de achar o culpado, e assim promover a colaboração, incentivar a felicidade e motivar os membros da equipe a aprenderem com seus erros.

— Russell Chewning, PMP, gerente de projetos de TI, Helion Technologies, Fallston, Maryland, EUA

Expresse empatia

Encenação

É uma via de mão dupla, então, coloque-se na posição de membro da equipe. Ter compaixão e empatia permite que o gerente do projeto entenda e se ajuste à competência e criatividade da equipe. Ajuda a determinar os estilos de trabalho exclusivos da equipe e, finalmente, fazer o melhor deles aparecer.

— Sridhar Kethandapatti, gerente de programas, CentriLogic, Mississauga, Ontário, Canadá

Um bom elogio

A motivação vem da valorização demonstrada pelo gerente de projeto por meio de feedback positivo. Dizer “obrigado”, “muito bom” ou “não poderíamos ter conseguido isso sem vocês” fará com que os membros da equipe fiquem dispostos a dar mais.

— Ramy Kassem, PMP, qualidade, saúde e segurança ocupacional e auditor ambiental chefe, Vertiv, Glenroy, Austrália

Rede segura

Forneça segurança psicológica. As pessoas devem se sentir confortáveis em admitir falhas e erros. Os membros da equipe não devem julgar ou recriminar, mas usar o fracasso para aprender. Todos devem se sentir seguros para compartilhar ideias de maneira aberta e honesta, aprimorando a comunicação, aprendendo uns com os outros e acelerando a inovação.

— Mark Howells, chefe de projetos, Sanctuary Group, Worcester, Inglaterra

Agradeça

Um agradecimento escrito à mão é uma maneira poderosa de incentivo emocional.

— Deirdre Spencer, PMP, gerente de projetos sênior, experiência digital, Simpson Strong-Tie, Oakland, Califórnia, EUA

Toque humano

Veja a equipe primeiro como pessoas, não como recursos. Descubra como cada indivíduo se sente valorizado e faça isso com sinceridade. Procure oportunidades de celebrar o progresso da equipe e do indivíduo de forma criativa e regular. E anote as observações à mão: escrever é uma arte esquecida.

— Kevin D. Martin, PMI-ACP, PMP, diretor, responsável por experiência sênior, USAA, San Antonio, Texas, EUA

Frenesi de alimentação

Se uma reunião de última hora for necessária e a única disponibilidade for na hora do almoço, ou se a equipe precisar varar a noite, ofereça uma boa refeição quente. Se alguém tiver que levar os filhos para a escola, evite reuniões matinais que exijam a presença desse membro da equipe. E evite as reuniões do projeto depois do almoço na sexta-feira: são improdutivas e itens de ação são perdidos. As pequenas coisas que mostram que você se preocupa com o seu pessoal são recíprocas quando chegar a hora da ação.

— Jesse DuMars, PMP, gerente de infraestrutura de TI, Antelope Valley Hospital, Lancaster, Califórnia, EUA

Inicie o empoderamento

Esfera de influência

A falta de comprometimento com a visão da organização e as metas estratégicas das partes interessadas seniores pode afetar diretamente o moral da equipe do projeto. É uma mentalidade do tipo “se eles não se importam, por que deveríamos?”, e é humano se deixar levar por ela. Mas o apoio constante das principais partes interessadas da empresa pode realmente mudar a cultura de trabalho da equipe. Há um papel a ser desempenhado por todos na empresa para garantir que a visão seja mantida intacta.

— Nakul Dhingra, PMP, gerente sênior de projetos, Tigerspike, Singapura

Controle de voz

Um líder que escuta faz emergir o melhor de uma equipe de projeto, pois os membros da equipe sabem que têm a oportunidade de se manifestar e expressar pontos positivos do projeto e áreas de melhoria.

— Michael Alcarde, PMP, gerente de programas, Teradyne, North Reading, Massachusetts, EUA

Nada a esconder

O gerente de projeto deve se comunicar de forma transparente com a equipe, criar confiança, ouvir seus problemas e envolvê-los na tomada de decisões. É essencial compartilhar conhecimentos e responsabilidades com os membros da equipe, não apenas para atingir os objetivos do projeto, mas também proteger os membros da equipe, se e quando cometerem erros.

— Ramy Kassem, PMP, qualidade, saúde e segurança ocupacional e auditor ambiental chefe, Vertiv, Glenroy, Austrália

Responsabilização do pessoal

Minha equipe e eu temos discussões frequentes sobre a melhoria contínua do processo. Eles são partes interessadas em seu próprio trabalho, e eu quero que eles se apropriem disso e tenham orgulho de suas realizações. Quando as coisas poderiam ter sido melhores, documentamos as lições aprendidas para que toda a equipe possa se beneficiar. Quando as coisas correm bem, comemoramos, mostrando as realizações nas reuniões da equipe e do departamento e dando notas de agradecimento.

— Deirdre Spencer, PMP, gerente de projetos sênior, experiência digital, Simpson Strong-Tie, Oakland, Califórnia, EUA

Perspectiva saudável

É importante ajudar a equipe a entender o bem maior do projeto e quem e o que ele beneficia no final. Do ponto de vista da assistência médica, são os pacientes (mesmo os ruins), a equipe (incluindo nosso escritório de gerenciamento de projetos) e a comunidade em geral. Lembrar à equipe de que não se trata de nós, mas sim de todos os usuários finais, é uma ótima maneira de inspirar.

— Jeremy Harlow, gerente de projetos, projetos de melhoria de capital, Hilo Medical Center, Hilo, Havaí, EUA

img

Posso receber um obrigado?

As perspectivas para o moral dos funcionários são sombrias para organizações em todo o mundo.

img

Fonte: The 2019 Employee Engagement Report, TINYpulse, 2019

This material has been reproduced with the permission of the copyright owner. Unauthorized reproduction of this material is strictly prohibited. For permission to reproduce this material, please contact PMI.

Advertisement

Advertisement

Related Content

  • Project Management Journal

    The Role and Characteristics of Hybrid Approaches to Project Management in the Development of Technology-Based Products and Services member content locked

    By Copola Azenha, Flávio | Aparecida Reis, Diane | Leme Fleury, André The objective of this research is to analyze how organizations that develop technology-based products and services apply hybrid approaches to project management, their characteristics, advantages,…

  • Project Management Journal

    Teams and Project Performance member content locked

    By Dasí, Àngels | Pedersen, Torben | Barakat, Lívia Lopes | Alves, Tiago Rangel This article analyzes the relationships between project performance and the team’s ability, motivation, and opportunity (AMO)

  • Project Management Journal

    Plagiarism in Project Studies member content locked

    By Geraldi, Joana Plagiarism is condemned yet remains a frequently occurring form of academic misconduct. This editorial informs project scholars about plagiarism and Project Management Journal’s (PMJ®) approach to it.

  • Project Management Journal

    Public Engagement Events and the Management of External Stakeholders member content locked

    By Chow, Vivien | Leiringer, Roine In this article, we explore the ways in which material artifacts are used in formal public engagement proceedings on urban development projects in Hong Kong.

  • Project Management Journal

    The Missing Link in Project Governance member content locked

    By Ferrer, Paulo Sergio Scoleze | Araújo Galvão, Graziela Darla | Monteiro de Carvalho, Marly This study aims to understand how the information about corporate governance precepts permeates the organization within the project environment and influences decision making.

Advertisement