Project Management Institute

Modo de recuperação

Dar um passo atrás pode ajudar você a se recuperar da falha. Também: a transição de analista de negócios e a autopromoção

Vozes | P&R DE CARREIRA

De Lindsay Scott

img

ISTOCKPHOTO

Meu projeto mais recente falhou por todos os tipos de razões. Sendo empreiteiro, como posso reconstruir a confiança para minha próxima função?

Em algum momento, todo mundo encontra um erro, então perceba que isso é simplesmente parte da experiência profissional. Para autônomos e empreiteiros, a primeira coisa a fazer após a falha do projeto é dar um passo atrás e ganhar alguma perspectiva antes de assumir outra função. Você precisa se dar tempo para refletir. Em outras palavras, avalie as lições aprendidas antes de avançar.

É fácil cair na armadilha de pensar demais no que deu errado e como você poderia ter gerenciado melhor as coisas. É natural ter sentimentos negativos. Mas muitas vezes esquecemos que os projetos têm o hábito de dar errado — e por razões que muitas vezes estão fora do controle de um gerente de projeto. Ao identificar a combinação de fatores que causaram a falha do projeto, podemos começar a entender o quadro geral do que deu errado e como racionalizá-lo. Obviamente, você verá que, em alguns casos, poderia ter escolhido uma maneira diferente de resolver um problema. Mas você também perceberá que alguns dos problemas teriam acontecido, não importa o quê.

Escrever essas reflexões pessoais ajudará você a remover a emoção da equação e lhe permitirá adotar as lições práticas aprendidas com o fracasso. Você precisa tirar algo positivo de todas as atribuições, independentemente de como o projeto foi realizado. Para deixar uma tarefa ruim para trás e recuperar sua confiança, recomendo três medidas:

  1. Adicionar conhecimento. Gaste tempo com seu próprio desenvolvimento profissional. Faça um curso que estava a fim de fazer há algum tempo. Novos conhecimentos têm o poder de nos reenergizar e revigorar, de modo que estamos prontos para assumir algo novo mais uma vez.
  2. Seja seletivo. Seja mais exigente ao escolher sua próxima tarefa. Certifique-se de não realizar outra tarefa com as mesmas características do que a que falhou. Isso significa ser seletivo com as funções que você aceita. E quando fizer entrevistas, pense sobre quais perguntas precisam ser feitas para descobrir se a tarefa ajudará você a voltar aos trilhos, e faça-as.
  3. Esclareça tudo. Muitos gerentes de projeto encontram consolo em obter ajuda de um coach ou mentor. Muito provavelmente, as pessoas em quem você confia terão suas próprias histórias de terror para contar — com dicas obtidas de forma sofrida para superar a dor. Compartilhar seus sentimentos com alguém em quem você confia pode mudar sua perspectiva e restaurar a confiança. Com uma profissão altamente estressante, como gerenciamento de projetos, precisamos lembrar de ser mais gentis conosco e, quando necessário, nos perdoar.

Como posso mudar da função de analista de negócios para a função de gerente de projeto?

Na verdade, a transição é bastante natural. Sua experiência em trabalhar no front-end de projetos significa que você já é hábil em trabalhar com clientes, bom em entender requisitos e familiarizado com os processos de gerenciamento de projetos. Talvez seja mais fácil fazer a transição para uma função combinada de analista de negócios/gerente de projeto, que muitas organizações já possuem. Com essa abordagem, verifique se o seu currículo mostra claramente as duas funções e esteja preparado para perguntas da entrevista, que investigarão as duas experiências.

Para diminuir as lacunas no conhecimento e na experiência em gerenciamento de projetos, comece escolhendo uma cópia de The Project Manager Competency Development Framework - Second Edition (A estrutura de desenvolvimento de competências do gerente de projeto - Segunda edição). A conclusão da avaliação deste livro destacará seus pontos fortes e fracos. Ao identificar suas fraquezas, você saberá quais opções de treinamento buscar para acelerar seu conhecimento em gerenciamento de projetos. Talvez isso incentive você a obter sua certificação de Project Management Professional (PMP®) ou explorar oportunidades para aprimorar seu conhecimento sobre abordagens ágeis.

Tornar-se gerente de projeto significa assumir o controle de todo o ciclo de vida do projeto; portanto, você deve estar pronto para assumir mais responsabilidades e executar mais gerenciamento e liderança de equipe. Gerenciar pessoas é sempre um trabalho em andamento, independentemente da sua experiência como gerente de projetos. Quando se trata de gerenciamento de pessoas, você nunca pode investir muito em desenvolvimento profissional.

Como promovo minha marca profissional sem isolar minha organização e membros da equipe?

Não há absolutamente nenhuma vergonha em querer compartilhar seu conhecimento e experiência com a comunidade mais ampla de gerenciamento de projetos. Deve ser percebido como uma coisa boa para sua organização e para os membros da equipe, pois demonstra à comunidade que sua organização está fazendo coisas boas, que merecem ser discutidas. Antes de iniciar apresentações ou discursos, é melhor obter permissão do seu empregador: apenas cumpra o protocolo quanto a quem precisa assinar. Em relação à equipe, desde que o tempo de preparação de discursos ou apresentações não desvie suas tarefas diárias do projeto, há pouco risco de isolar as pessoas ao seu redor. PM

img

Tem uma pergunta sobre a carreira para Lindsay Scott? Envie um e-mail para [email protected].

img Lindsay Scott é diretora de recrutamento de gerenciamento de projetos e programas da Arras People, Londres, Inglaterra.
This material has been reproduced with the permission of the copyright owner. Unauthorized reproduction of this material is strictly prohibited. For permission to reproduce this material, please contact PMI.

Advertisement

Advertisement

Related Content

Advertisement