Project Management Institute

Na crista da onda

Projetos para gerar com precisão as ondas do mar estão crescendo

the Edge

img

FOTOS DE ERICK MADRID/ZUMA WIRE/ALAMY LIVE NEWS

“Nosso objetivo era criar uma onda que fosse como uma onda do mar. Não é como uma novidade ou onda de baixa energia. É uma onda forte. Quando você desce a onda, sente a força dela”.

—Kelly Slater para a CNBC

img

Kelly Slater caminha ao longo da praia artificial no Surf Ranch. Acima, um surfista pega a onda mecânica.

A busca pela construção de uma máquina que possa replicar com precisão as ondas do mar tem sido longa e difícil de se firmar. Mas as notícias de que o surfe será incluído nas Olimpíadas de 2020 no Japão provocaram uma onda de iniciativas com este objetivo. E graças a um projeto de uma década para construir a onda mecânica perfeita, o campeão mundial de surfe Kelly Slater largou na frente nesta corrida.

A equipe de projeto de Slater, que incluía um engenheiro aeroespacial, passou cinco anos projetando um conjunto de ondas circulares antes de abandonar os resultados pouco atraentes em favor de uma lagoa linear. O sistema mecânico resultante cria ondas de até dois metros de altura, que podem durar até um minuto. O dispositivo puxa um hidrofólio de 100 toneladas feito especialmente ao longo de um trilho de 640 metros a cerca de 29 quilômetros por hora. (E para proteger o desenho do projeto contra possíveis concorrentes, apesar de estar exposto ao ar livre e aberto a drones, a equipe do projeto cobriu a parte mecânica com painéis solares.

Os contornos da lagoa são tão importantes quanto o hidrofólio, e a equipe contou com supercomputadores para ajustar todos os detalhes: os recifes de contornos no fundo do lago fazem com que a onda se quebre e as calhas laterais gigantes atenuam o efeito de rebote. O sistema pode criar 50 tipos de ondas e a água volta a se estabilizar em três minutos.

PROJETO:

The Surf Ranch

ORÇAMENTO:

USD 30 milhões

CRONOGRAMA:

Concluído em maio de 2018

LOCALIZAÇÃO:

Lemoore, Califórnia, EUA

PRÓXIMOS SWELLS:

Até 2026, os patrocinadores do projeto planejam expandir o Surf Ranch para 63 hectares com duas piscinas de ondas públicas.

This material has been reproduced with the permission of the copyright owner. Unauthorized reproduction of this material is strictly prohibited. For permission to reproduce this material, please contact PMI.

Advertisement

Advertisement

Related Content

Advertisement