Project Management Institute

O espaço sideral acessível

A ESA está em busca de oportunidades para astronautas com deficiência

O espaço está prestes a se tornar muito mais acessível. Por meio de seu projeto de viabilidade ao para-astronauta, a Agência Espacial Europeia (ESA) trabalhará com seus parceiros dos EUA e da Rússia para tornar as missões espaciais mais convenientes para pessoas com deficiência física. A ESA revelou seus planos em fevereiro, prometendo que sua nova classe de astronautas (quatro em tempo integral e 20 de reserva para as próximas missões à Estação Espacial Internacional e futuras missões internacionais à lua) quebrará barreiras.

A iniciativa está estimulando projetos para reinventar trajes espaciais e o design de espaçonaves com foco na acessibilidade. Caso em questão: a NASA precisará atualizar seu traje espacial já redesenhado recentemente para que possa ser usado por alguém que tenha uma prótese ou por um indivíduo significativamente mais baixo do que os atuais requisitos de altura da agência espacial dos EUA.

Essas mudanças exigirão que as equipes de design e engenharia colaborem para, por exemplo, determinar a melhor maneira de prender as unidades de braço e perna. As equipes também devem fazer ajustes no layout da cabine e da espaçonave, dependendo das necessidades dos astronautas com deficiência.

Para garantir que os trajes adaptados e as espaçonaves forneçam o que é necessário, a ESA contará com simulações espaciais, estudos técnicos, missões analógicas e conversas com parceiros internacionais e provedores de voos espaciais. O jogo final da agência é claro: desenvolver e implementar inovações que tornem as viagens espaciais seguras — para todos.

img

Seção superior do tronco do protótipo da Unidade de Desenvolvimento de Exploração EVA (xEMU) da NASA.

FOTO DE CORTESIA DA NASA

This material has been reproduced with the permission of the copyright owner. Unauthorized reproduction of this material is strictly prohibited. For permission to reproduce this material, please contact PMI.

Advertisement

Advertisement

Related Content

Advertisement