Desempenho de pico

Uma plataforma de observação na Itália leva turistas a novas alturas

img
img

IMAGENS DE CORTESIA DE NOA NETWORK OF ARCHITECTURE

“Os trilheiros e esquiadores visitam o pico para experimentar a natureza em sua plenitude: acidentada, pedregosa, com ventos e condições climáticas intensos, tudo em estado puro”.

— Noa Network of Architecture

PROJETO Pico Iceman Ötzi

PATROCINADOR DO PROJETO Schnalstaler Gletscherbahn AG

CRONOGRAMA O projeto foi concluído em agosto.

ACESSO A TODOS Para acessar a plataforma, os visitantes pegam um teleférico até o Glacier Hotel Grawand, um dos hotéis mais altos da Europa, e depois caminham até a plataforma de observação.

Plataforma de observação O Pico Iceman Ötzi eleva-se a 3.251 metros acima do nível do mar, mas o ar rarefeito dos Alpes foi apenas um dos desafios que a equipe do projeto enfrentou. As baixíssimas temperaturas no canteiro de obras ao ar livre direcionaram as escolhas de materiais e horários de trabalho, que foram desenvolvidos para manter a segurança da equipe e a longevidade estrutural.

A plataforma, batizada com o nome do local onde a múmia de geleira mais antiga do mundo, Ötzi, foi descoberta, em 1991, oferece vistas panorâmicas para o cume da geleira do Vale de Schnals, no Tirol do Sul, Itália. A equipe do projeto escolheu o aço corten como material principal, pois pode suportar temperaturas severas. Esse metal torna-se marrom escuro, cinza e preto durante a exposição prolongada a intempéries e, no processo, lembra a própria geleira.

Para aumentar a sensação dos visitantes estarem flutuando acima do cume da montanha, a empresa de arquitetura italiana Noa projetou uma plataforma que se apoiasse sobre vigas transversais delgadas, com barras de aço verticais ao redor da estrutura servindo como uma mureta de proteção e ao mesmo tempo maximizando as vistas. Um lado projeta-se mais além sobre o precipício e é envolto em vidro, permitindo vistas desobstruídas, as mesmas que Ötzi deve ter deparado cerca de 5.300 anos atrás.

This material has been reproduced with the permission of the copyright owner. Unauthorized reproduction of this material is strictly prohibited. For permission to reproduce this material, please contact PMI.

Advertisement

Advertisement

Related Content

Advertisement