Project Management Institute

Poder de Mudança

Aqui estão cinco dicas para entregar um programa de transformação — que realmente é adotado

Fazer acontecer | O GERENCIAMENTO DE PROJETOS EM AÇÃO

De Jess Tayel, PMP

img

Muitas organizações estão passando (ou em breve passarão) por um programa de transformação de negócios voltado para o crescimento e a criação de uma vantagem competitiva. Quando bem-sucedidos, esses programas provocam uma mudança holística e disruptiva na maneira como as organizações funcionam.

O gerenciamento de programas de transformação de negócios ou programas de mudança requer um forte líder de programa com um conjunto diversificado de habilidades, que inclui a capacidade de liderar com paixão e propósito. Cinco habilidades, em particular, ajudarão um gerente de programa a ter sucesso na condução de um programa que entregue com êxito as mudanças adotadas na organização.

1. Contar histórias

Para transmitir uma mensagem a uma ampla variedade de partes interessadas e que não tenham, todas, entendido a mudança, é essencial que o gerente do programa elimine a secura dos números e gráficos e, em vez disso, conte uma história. Obviamente, a história terá fatos, mas também deve explorar o futuro possível, conectar-se à visão da organização e mostrar como seria o sucesso de várias partes interessadas em seu idioma. Uma história envolve, conduz conversas produtivas e entrega uma mensagem mais impactante.

2. Lidar com a ambiguidade

A ambiguidade faz parte de todos os programas, mas o nível sobe muito em uma transformação de negócios em larga escala. Para combater tanta ambiguidade, os gerentes de programas precisam entender completamente o "porquê" e o "quem" da iniciativa de mudança, antes de tentar identificar uma solução e começar o "fazer". Isso pode ser frustrante para os gerentes de programas que estão acostumados a procurar soluções imediatamente.

Identificar claramente o impacto sobre as partes interessadas e os clientes envolvidos na mudança é a única maneira de começar a lidar com a ambiguidade de um programa de transformação. Isso ajuda as partes interessadas a entenderem o objetivo, o que precisa ser feito e o que é realmente o sucesso.

3. Ver o quadro maior

Transformar os negócios é mais do que apenas implementar um novo sistema, ter novos processos ou reorganizar estruturas. Trata-se de mudar a mentalidade e mudar a organização, ou parte dela, para novas maneiras de trabalhar e pensar.

Isso significa que a transformação é mais sobre "nós" do que "eu". Vi muitos programas falharem porque um pequeno grupo de pessoas, isoladamente, fez suposições sobre o que precisava ser feito. Olhar para o quadro geral significa primeiro procurar entender, projetar e verificar, e depois passar para uma solução que englobe a voz do cliente, da equipe e dos parâmetros organizacionais. Isso permite que a equipe crie uma solução integrada, significativa e impactante, que fale com os clientes, satisfaça o resultado do negócio e seja adotada pelas partes interessadas.

4. Reconhecer o impacto da mudança

A capacidade de ter empatia com o estresse, o medo e a ansiedade que acompanham a mudança é o que distingue os líderes que criam uma mudança significativa, sustentável e adotada daqueles que criam uma solução que preenche os requisitos. Criar essa conexão entre seres humanos é algo que o gerente do programa precisa demonstrar dia após dia. Líderes de programa empáticos devem dar o exemplo e incentivar suas equipes a fazer o mesmo.

5. Priorizar o cliente

Os gerentes de programa precisam garantir que as organizações não pensem apenas de dentro para fora, mas que também garantam que a voz do cliente seja incorporada à solução e equilibrar os parâmetros do programa. Isso é fundamental para fornecer valor real e atender efetivamente às necessidades do cliente. No final das contas, esse é o objetivo final do programa: oferecer aos clientes uma melhor experiência sustentável, usando os melhores produtos e/ou serviços.

Essa lista não representa todas as características que um gerente de programa precisa para impulsionar iniciativas de mudança, mas o foco nessas habilidades deve estabelecer as bases para os gerentes de programa de próximo nível que se esforçam para se tornar verdadeiros líderes da transformação e mudança dos negócios. PM

Compartilhe os seus pensamentos

Ninguém sabe mais de gerenciamento de projetos do que vocês, os profissionais que estão "fazendo acontecer". Por isso, a cada edição, a PM Network compartilha os conhecimentos de vocês sobre tudo, da sustentabilidade ao gerenciamento de talentos e todos os temas de projeto entre um e outro. Se estiver interessado em contribuir, envie um e-mail para pmnetwork@imaginepub.com.

img Jess Tayel, PMP, é consultora de transformação e mudança de negócios, Departamento de Planejamento, Indústria e Meio Ambiente de Nova Gales do Sul, Sydney, Austrália.
This material has been reproduced with the permission of the copyright owner. Unauthorized reproduction of this material is strictly prohibited. For permission to reproduce this material, please contact PMI.

Advertisement

Advertisement

Related Content

  • PM Network

    Power to Change

    By Tayel, Jess Many organizations are undergoing (or will soon undergo) a business transformation program geared toward growth and creating a competitive advantage. When successful, these programs bring about a…

  • PM Network

    El poder del cambio

    By Tayel, Jess Muchas organizaciones están aplicando (o pronto aplicarán) un programa de transformación de negocios orientado hacia el crecimiento y a crear una ventaja competitiva. Cuando resultan exitosos, estos…

  • PM Network

    Serving Up Innovation

    By Fister Gale, Sarah McDonald's has a craving for change. Decades after it turned the restaurant industry upside down by scaling fast-food convenience, the organization is on a mission to transform the customer…

  • PM Network

    Beyond Mining

    By Ali, Ambreen In the cradle of copper, Chile is digging deeper and wider to reimagine its economy. Government leaders don't want mining to define the country's opportunities—and with good reason. A global…

  • PM Network

    Al servicio de la innovación

    By Fister Gale, Sarah McDonald’s tiene ansias de cambio. Décadas después de que transformara el sector de los restaurantes al extender el servicio de comida rápida, la organización tiene la misión de transformar la…

Advertisement