Poder de Mudança
Aqui estão cinco dicas para entregar um programa de transformação — que realmente é adotado
Fazer acontecer | O GERENCIAMENTO DE PROJETOS EM AÇÃO
De Jess Tayel, PMP

Muitas organizações estão passando (ou em breve passarão) por um programa de transformação de negócios voltado para o crescimento e a criação de uma vantagem competitiva. Quando bem-sucedidos, esses programas provocam uma mudança holística e disruptiva na maneira como as organizações funcionam.
O gerenciamento de programas de transformação de negócios ou programas de mudança requer um forte líder de programa com um conjunto diversificado de habilidades, que inclui a capacidade de liderar com paixão e propósito. Cinco habilidades, em particular, ajudarão um gerente de programa a ter sucesso na condução de um programa que entregue com êxito as mudanças adotadas na organização.
1. Contar histórias
Para transmitir uma mensagem a uma ampla variedade de partes interessadas e que não tenham, todas, entendido a mudança, é essencial que o gerente do programa elimine a secura dos números e gráficos e, em vez disso, conte uma história. Obviamente, a história terá fatos, mas também deve explorar o futuro possível, conectar-se à visão da organização e mostrar como seria o sucesso de várias partes interessadas em seu idioma. Uma história envolve, conduz conversas produtivas e entrega uma mensagem mais impactante.
2. Lidar com a ambiguidade
A ambiguidade faz parte de todos os programas, mas o nível sobe muito em uma transformação de negócios em larga escala. Para combater tanta ambiguidade, os gerentes de programas precisam entender completamente o "porquê" e o "quem" da iniciativa de mudança, antes de tentar identificar uma solução e começar o "fazer". Isso pode ser frustrante para os gerentes de programas que estão acostumados a procurar soluções imediatamente.
Identificar claramente o impacto sobre as partes interessadas e os clientes envolvidos na mudança é a única maneira de começar a lidar com a ambiguidade de um programa de transformação. Isso ajuda as partes interessadas a entenderem o objetivo, o que precisa ser feito e o que é realmente o sucesso.
3. Ver o quadro maior
Transformar os negócios é mais do que apenas implementar um novo sistema, ter novos processos ou reorganizar estruturas. Trata-se de mudar a mentalidade e mudar a organização, ou parte dela, para novas maneiras de trabalhar e pensar.
Isso significa que a transformação é mais sobre "nós" do que "eu". Vi muitos programas falharem porque um pequeno grupo de pessoas, isoladamente, fez suposições sobre o que precisava ser feito. Olhar para o quadro geral significa primeiro procurar entender, projetar e verificar, e depois passar para uma solução que englobe a voz do cliente, da equipe e dos parâmetros organizacionais. Isso permite que a equipe crie uma solução integrada, significativa e impactante, que fale com os clientes, satisfaça o resultado do negócio e seja adotada pelas partes interessadas.
4. Reconhecer o impacto da mudança
A capacidade de ter empatia com o estresse, o medo e a ansiedade que acompanham a mudança é o que distingue os líderes que criam uma mudança significativa, sustentável e adotada daqueles que criam uma solução que preenche os requisitos. Criar essa conexão entre seres humanos é algo que o gerente do programa precisa demonstrar dia após dia. Líderes de programa empáticos devem dar o exemplo e incentivar suas equipes a fazer o mesmo.
5. Priorizar o cliente
Os gerentes de programa precisam garantir que as organizações não pensem apenas de dentro para fora, mas que também garantam que a voz do cliente seja incorporada à solução e equilibrar os parâmetros do programa. Isso é fundamental para fornecer valor real e atender efetivamente às necessidades do cliente. No final das contas, esse é o objetivo final do programa: oferecer aos clientes uma melhor experiência sustentável, usando os melhores produtos e/ou serviços.
Essa lista não representa todas as características que um gerente de programa precisa para impulsionar iniciativas de mudança, mas o foco nessas habilidades deve estabelecer as bases para os gerentes de programa de próximo nível que se esforçam para se tornar verdadeiros líderes da transformação e mudança dos negócios. PM
Compartilhe os seus pensamentos
Ninguém sabe mais de gerenciamento de projetos do que vocês, os profissionais que estão "fazendo acontecer". Por isso, a cada edição, a PM Network compartilha os conhecimentos de vocês sobre tudo, da sustentabilidade ao gerenciamento de talentos e todos os temas de projeto entre um e outro. Se estiver interessado em contribuir, envie um e-mail para [email protected].
![]() | Jess Tayel, PMP, é consultora de transformação e mudança de negócios, Departamento de Planejamento, Indústria e Meio Ambiente de Nova Gales do Sul, Sydney, Austrália. |
Advertisement
Advertisement
Related Content
Advertisement