Project Management Institute

Revelações de um iniciante

Perguntamos à comunidade de gerenciamento de projetos: Qual foi o maior erro que você cometeu no começo de sua carreira?

Vozes | CAIXA DE FERRAMENTAS DE PROJETO

Qual foi o maior erro que você cometeu no começo de sua carreira?

img

GETTY IMAGES

NÃO SER FLEXÍVEL

“Ser obcecado em criar o cronograma do projeto mais perfeito e depois ignorar evidências de que estava obsoleto alguns dias depois de ter sido revisado e aprovado. Isso me ensinou uma lição valiosa: O planejamento, como atividade, é essencial, mas o valor de um determinado plano é efémero”.

— Kiron D. Bondale, PMI-RMP, PMP, consultor sênior, World Class Productivity Inc., Mississauga, Ontário, Canadá

APRENDER TUDO

“O meu foi mais um momento de luz do que um erro. Como jovem gerente de projetos, pensei que deveria saber a resposta para todas as perguntas feitas. Aprendi que é por isso que temos especialistas diversos assuntos em nossos projetos. Eu preciso saber as perguntas e a quem pedir as respostas. Meu papel é reger a banda, não tocar todos os instrumentos”.

— Sheena Downey, PMP, consultora, ITAlex Pty Ltd, Brisbane, Austrália

PRESSUPOR QUE TODOS ME ENTENDEM

“Depois de estudar muito, fazer o exame de quatro horas e ganhar minha certificação em Project Management Professional (PMP)®, acreditei erroneamente que os outros entendiam a filosofia do gerenciamento de projetos. No meu campo, o gerenciamento de construção, em grande parte um campo dominado por homens, não me senti muito respeitada por essa certificação. Então, tive que sublimar isso e me lembrar o tempo todo que tinha de ter confiança e praticar um gerenciamento de projetos forte, apesar de como outros gerenciavam projetos caros. Mais tarde, um dos meus colegas arquitetos obteve um PMP® e agora comparamos anotações e observações frequentemente e reforçamos um ao outro. Isso me ensinou a ser confiante no que aprendi e no que estudei muito para aprender”.

— Irene Krill, gerente de projetos do Austin Independent School District, Austin, Texas, EUA

IGNORAR AS NOTAS DO ESCOPO

“Concordar com o escopo sem documentar adequadamente os acordos verbais, fazer a equipe do projeto embarcar nem obter a aceitação total das partes interessadas foi um grande erro. Isso afetou o orçamento e a aceitação geral dos resultados finais. Essa foi uma lição difícil, mas muito valiosa, para aprender desde o início. Depois de chegar a essa conclusão, concentrei-me em melhorar nossa agilidade para reagir a novas estratégias e tecnologias. Isso incluiu a reformulação de nossas práticas de comunicação e relatórios, bem como a melhoria de nossos modelos de documentação de projetos. Também criei reuniões recorrentes de revisão de escopo de executivos e partes interessadas, por isso, se qualquer um de nossos outros métodos de comunicação falhassem, eles tinham a oportunidade de analisar e fornecer informações”.

— Keith Arthur, PMP, gerente de programas, serviços em nuvem, Burwood Group, Irvine, Califórnia, EUA

EMOÇÕES INTENSAS

“O maior erro que cometi no início da minha carreira em gerenciamento de projetos foi permitir que a emoção desempenhasse um papel muito grande ao lidar com desafios, problemas, riscos e oportunidades de projetos. Aprendi rapidamente que as emoções podem obscurecer o julgamento, impedir o pensamento crítico e retardar as ações críticas. Quando os projetos acertam em cheio, não é incomum sentir a reação do tipo brigar ou ignorar. O desejo de resolver o problema o mais rápido possível é grande, mas uma calma e serena compreensão permite consideração e profundidade. Isso ajuda a se chegar a uma resolução sem introduzir desafios adicionais e a criar confiança entre os membros da equipe e em si mesmo”.

— Lynn Kenning, PMP, PgMP, gerente de prestação de serviços, Acliviti, Chicago, Illinois, EUA

Facilitar a melhoria

As organizações podem acelerar a curva de aprendizado dos profissionais do projeto. Aqui estão as principais maneiras pelas quais as organizações campeãs* investem no desenvolvimento de talentos.

img

*Organizações com 80 por cento ou mais de projetos concluídos no prazo e no orçamento, que cumprem as intenções de negócio e têm alta maturidade de percepção de benefícios.

Fonte: Pulse of the Profession®, PMI, 2018

img

Como você ajuda os membros da equipe a se recuperarem de burnout?
Respostas por e-mail para [email protected] (As respostas serão publicadas em uma edição futura)

This material has been reproduced with the permission of the copyright owner. Unauthorized reproduction of this material is strictly prohibited. For permission to reproduce this material, please contact PMI.

Advertisement

Advertisement

Related Content

Advertisement