Força terminal
Pequim revela o maior terminal de aeroporto do mundominal
the Edge

IMAGENS DE CORTESIA DA ZAHA HADID ARCHITECTS
Mais de seis anos e US$ 11,5 bilhões depois que Beijing decidiu construir um aeroporto maior e melhor, e o Aeroporto Internacional de Daxing – Beijing está em operação. Projetado por Zaha Hadid, o gigantesco terminal principal de Daxing chega a impressionantes 700.000 metros quadrados, tornando-o o maior terminal de aeroporto do mundo.
Como segundo aeroporto de Beijing, Daxing deve ajudar a satisfazer a imensa necessidade da cidade de aumentar a capacidade de viagens aéreas. O atual Aeroporto Internacional da Capital de Beijing (BCIA) é o segundo mais movimentado do mundo e é conhecido por longos atrasos. O BCIA se tornou o segundo aeroporto do mundo a atender mais de 100 milhões de passageiros em um ano, em 2018, superando sua capacidade planejada em 85 milhões. O projeto recordista de Daxing preparará Beijing para o crescimento do mercado de tráfego aéreo da China, que deve superar o dos Estados Unidos até 2022.
Veja abaixo alguns poucos recursos de destaque do aeroporto.

Objetos voadores
Daxing é um dos primeiros aeroportos a ser projetado pelo falecido arquiteto iraquiano-britânico Hadid. Apelidada de “estrela do mar alienígena” pela mídia chinesa, a estrutura moderna apresenta seis braços radiais dourados no estilo curvilíneo exclusivo de Hadid. Cada braço se projeta de um pátio central. Cinco braços contêm portões terminais, enquanto o sexto abriga o centro de transporte do aeroporto, que fornece acesso ao centro de Beijing e às áreas circundantes.

Tecnologia de viagens
O projeto Daxing incorporou várias inovações tecnológicas inovadoras, destinadas a facilitar a viagem. A tecnologia de reconhecimento facial, combinada com mais de 400 estações de autoatendimento, acelerará a autenticação do check-in até o embarque, eliminando a necessidade de passagens em papel. Um sistema de etiqueta eletrônica foi projetado para rastrear a bagagem. Os robôs de atendimento ao cliente fornecem informações atualizadas sobre o voo. E para tornar todos esses serviços baseados em nuvem possíveis (e rápidos), existe uma rede móvel 5G abrangente.

Opção pelo meio ambiente
Apesar da enorme escala do aeroporto, a equipe do projeto fez questão de diminuir a pegada ambiental. Oito mil janelas iluminam o interior de quatro andares e os painéis solares ajudam a compensar o consumo geral de energia. Há também um extenso sistema de coleta e reutilização de água da chuva. Novas linhas ferroviárias de alta velocidade conectam o centro de trânsito do aeroporto ao centro da cidade, com tempos de viagem inferiores a 20 minutos. O próprio aeroporto foi projetado com o deslocamento a pé em mente: a distância entre o núcleo do aeroporto e cada um dos 79 portões nunca excede 600 metros, ou oito minutos a pé. Isso significa que não são necessários trens nem ônibus.

FOTO DE WANG WEI/VCG VIA GETTY IMAGES
ETA
Embora o aeroporto já esteja operando, Daxing está longe de estar completo. O plano diretor do aeroporto inclui projetos que aumentarão a capacidade para 45 milhões de passageiros até 2021, 72 milhões até 2025 e 100 milhões até 2040. Isso inclui a expansão de quatro pistas civis para sete. Por fim, Daxing deverá se tornar o aeroporto mais movimentado do mundo.
Advertisement
Advertisement
Related Content
Advertisement