Project Management Institute

Força terminal

Pequim revela o maior terminal de aeroporto do mundominal

the Edge

img

IMAGENS DE CORTESIA DA ZAHA HADID ARCHITECTS

Mais de seis anos e US$ 11,5 bilhões depois que Beijing decidiu construir um aeroporto maior e melhor, e o Aeroporto Internacional de Daxing – Beijing está em operação. Projetado por Zaha Hadid, o gigantesco terminal principal de Daxing chega a impressionantes 700.000 metros quadrados, tornando-o o maior terminal de aeroporto do mundo.

Como segundo aeroporto de Beijing, Daxing deve ajudar a satisfazer a imensa necessidade da cidade de aumentar a capacidade de viagens aéreas. O atual Aeroporto Internacional da Capital de Beijing (BCIA) é o segundo mais movimentado do mundo e é conhecido por longos atrasos. O BCIA se tornou o segundo aeroporto do mundo a atender mais de 100 milhões de passageiros em um ano, em 2018, superando sua capacidade planejada em 85 milhões. O projeto recordista de Daxing preparará Beijing para o crescimento do mercado de tráfego aéreo da China, que deve superar o dos Estados Unidos até 2022.

Veja abaixo alguns poucos recursos de destaque do aeroporto.

img

Objetos voadores

Daxing é um dos primeiros aeroportos a ser projetado pelo falecido arquiteto iraquiano-britânico Hadid. Apelidada de “estrela do mar alienígena” pela mídia chinesa, a estrutura moderna apresenta seis braços radiais dourados no estilo curvilíneo exclusivo de Hadid. Cada braço se projeta de um pátio central. Cinco braços contêm portões terminais, enquanto o sexto abriga o centro de transporte do aeroporto, que fornece acesso ao centro de Beijing e às áreas circundantes.

img

Tecnologia de viagens

O projeto Daxing incorporou várias inovações tecnológicas inovadoras, destinadas a facilitar a viagem. A tecnologia de reconhecimento facial, combinada com mais de 400 estações de autoatendimento, acelerará a autenticação do check-in até o embarque, eliminando a necessidade de passagens em papel. Um sistema de etiqueta eletrônica foi projetado para rastrear a bagagem. Os robôs de atendimento ao cliente fornecem informações atualizadas sobre o voo. E para tornar todos esses serviços baseados em nuvem possíveis (e rápidos), existe uma rede móvel 5G abrangente.

img

Opção pelo meio ambiente

Apesar da enorme escala do aeroporto, a equipe do projeto fez questão de diminuir a pegada ambiental. Oito mil janelas iluminam o interior de quatro andares e os painéis solares ajudam a compensar o consumo geral de energia. Há também um extenso sistema de coleta e reutilização de água da chuva. Novas linhas ferroviárias de alta velocidade conectam o centro de trânsito do aeroporto ao centro da cidade, com tempos de viagem inferiores a 20 minutos. O próprio aeroporto foi projetado com o deslocamento a pé em mente: a distância entre o núcleo do aeroporto e cada um dos 79 portões nunca excede 600 metros, ou oito minutos a pé. Isso significa que não são necessários trens nem ônibus.

img

FOTO DE WANG WEI/VCG VIA GETTY IMAGES

ETA

Embora o aeroporto já esteja operando, Daxing está longe de estar completo. O plano diretor do aeroporto inclui projetos que aumentarão a capacidade para 45 milhões de passageiros até 2021, 72 milhões até 2025 e 100 milhões até 2040. Isso inclui a expansão de quatro pistas civis para sete. Por fim, Daxing deverá se tornar o aeroporto mais movimentado do mundo.

This material has been reproduced with the permission of the copyright owner. Unauthorized reproduction of this material is strictly prohibited. For permission to reproduce this material, please contact PMI.

Advertisement

Advertisement

Related Content

Advertisement