Project Management Institute

Uma casa (muito) longe de casa

Equipe cria um protótipo de habitação humana em Marte

img

“Mentes brilhantes e inventivas (…) estão nos ajudando a evoluir as tecnologias de que precisamos para uma presença humana sustentável na Lua e, depois, em Marte”.

— Monsi Roman, gerente de programas da NASA, em comunicado

FOTO DE CORTESIA DA AI SPACEFACTORY

A lista de requisitos para a habitação humana em Marte é demorada: os edifícios devem ser capazes de resistir ao calor extremo e ao frio intenso, proteger os colonizadores da poderosa radiação solar e serem projetados para construção no local. Em maio, a AI SpaceFactory completou uma simulação de quatro dias para provar que seu projeto MARSHA está pronto para ser executado. A startup, com sede em Nova York, Nova York, EUA, superou uma equipe de projeto da Penn State University e se tornou a vencedora da última fase do Desafio da Habitação por Impressão em 3D de USD 3,5 milhões da agência espacial norte-americana, a NASA.

O projeto da equipe usa uma impressora 3D com braços robóticos que podem operar de forma autônoma em um ambiente no espaço sideral. O material composto da estrutura é feito de fibras de biopolímero e basalto (que poderiam potencialmente ser coletadas em Marte) e bioplásticos (que seriam enviados da Terra). A habitação também incorpora um sistema de iluminação que ajuda pesquisadores e outros habitantes a manter um horário circadiano normal. Embora a competição do projeto não exigisse construções em larga escala, o protótipo de um terço teve que passar por testes completos de durabilidade, incluindo resistir a 22.680 quilos de força para simular o clima extremo no planeta vermelho.

Mas isso é só o começo: espera-se que a equipe use dados de simulação e testes para refinar ainda mais seus planos de projeto, preparando-se para possíveis futuras missões. A AI SpaceFactory também lançou uma iniciativa para iterar o projeto MARSHA e construir uma habitação ecológica no interior de Nova York, onde os visitantes podem se hospedar (sem precisar usar trajes espaciais).

PROJETO

MARSHA da AI SpaceFactory

CRONOGRAMA

A competição de projetos de quatro dias ocorreu em maio. Espera-se que a equipe complete a construção terrestre de uma habitação modificada no final deste ano.

ILUMINAR

Enquanto muitos projetos de habitação no espaço adotaram modelos rasteiros ou subterrâneos, a equipe do MARSHA optou por um design em forma de ovo com várias janelas e uma claraboia. “Os seres humanos preferem muito mais viver acima do solo com janelas do que se enterrar no chão ou em cavernas”, disse o CEO da AI SpaceFactory e arquiteto-chefe David Malott à Fast Company.

This material has been reproduced with the permission of the copyright owner. Unauthorized reproduction of this material is strictly prohibited. For permission to reproduce this material, please contact PMI.

Advertisement

Advertisement

Related Content

Advertisement