World Wide Web

Projetos Mais Influentes: #1

img
img

FOTO DE ISSOUF SANOGO/AFP/GETTY IMAGES

1 World Wide Web

“Vago, mas empolgante..”.

Três palavras escritas claramente no canto superior direito de uma página. O documento era uma proposta de projeto de 1989 para um sistema de gerenciamento de informações de um cientista britânico de 33 anos chamado Tim Berners-Lee. Havia quadrados, setas e linhas pontilhadas entre eles. A ideia era realmente “vaga, mas empolgante..”., como observou o chefe de Tim, no laboratório de pesquisas do CERN, na Europa. E acabaria resultando na criação da World Wide Web — um projeto que mudou a vida como a conhecíamos.

E isso não é nenhum exagero.

O projeto revolucionou sozinho a forma como vivemos, trabalhamos, pensamos e nos divertimos. Democratizou a informação (para melhor e para pior). Abriu oportunidades econômicas sem precedentes e reformulou setores de negócios inteiros. Reformulou as ligações do nosso cérebro, alterando a memória, a atenção e o ciclo do sono. Formou comunidades globais de verdade. Ah, e não vamos nos esquecer da cultura pop. Levou o entretenimento a um nível totalmente novo, formando uma onda de quase-celebridades aparecendo 24 horas por dia, 7 dias por semana, um novo léxico de internet… e muitos vídeos de gatos.

O efeito de cintilação

Tim acreditava que ele poderia criar uma nova maneira de compartilhar informações. A internet já existia, mas era um lugar misterioso e proibido para pessoas comuns. Ao mesclar a ideia de hipertexto com outros protocolos e sistemas que sustentavam o início da internet, Tim e sua equipe desenvolveram um sistema descentralizado para vincular páginas independentes da Web. No final, isso permitiria que até os não iniciados entrassem e se conectassem.

Após dois anos de intenso desenvolvimento, Tim criou uma biblioteca virtual de páginas da Web e o primeiro site, além de roteiros de programação para HTML, HTTP e URLs. Em 1993, ele e sua equipe tornaram pública a World Wide Web, e outros programadores e desenvolvedores começaram a construção monumental. Ainda assim, Tim precisava incentivar a colaboração para que o projeto nascente decolasse.

“Como você absorve a energia criativa entre essas diferentes empresas que tentam produzir o melhor navegador e faz com que produzam o melhor HTML para que haja apenas uma Web, apenas um HTTP?”, perguntou ele em um discurso de 2017 na Conferência Global da PMI®.

Embora seu chefe possa ter pensado que o plano era vago, ele teve o bom senso de sair do caminho de Tim (um conselho nada ruim para outros patrocinadores de projeto). “Quando você vê o brilho nos olhos de alguém”, disse Tim, “é hora de abrir espaço”.

4,4 bilhões Número de usuários da internet em janeiro de 2019

>1 milhão Número médio de novos usuários da internet por dia

Fontes: We Are Social, Hootsuite

INFLUÊNCIA PESSOAL

Como cresci em uma família de militares, sempre que nos mudávamos de um lugar para outro, por mais que tentássemos manter contato, amigos e vizinhos costumavam se perder para sempre. Quando a internet chegou com o e-mail, aplicativos de batepapo e mensagens instantâneas, amigos se reencontraram e, em vez ligações uma vez por ano para saber como andava a vida, as conversas mudaram para “Como foi o seu dia?” ou “O que você vai fazer neste fim de semana?” A internet nos conectou de uma maneira que simplesmente não existia antes.

img

—Sarina Arcari, PMP, vice-presidente, escritório de gerenciamento de programas empresariais, Amtrak, Washington, D.C., EUA

This material has been reproduced with the permission of the copyright owner. Unauthorized reproduction of this material is strictly prohibited. For permission to reproduce this material, please contact PMI.

Advertisement

Advertisement

Related Content

Advertisement