A pandemia adiou o cronograma original, mas não conseguiu cancelar a Expo 2020 Dubai. Os líderes de projeto do megaprojeto de US$ 8,2 bilhões se reagruparam, atrasando o espetáculo global em um ano para ser inaugurado em outubro de 2021 e durar até março de 2022.
Os organizadores esperam que o evento atraia 25 milhões de visitantes para a região, ajudando a desencadear um renascimento das viagens globais. E isso é uma vitória tanto para os líderes de projeto quanto para as partes interessadas políticas, à medida que os líderes governamentais buscam diversificar a economia do país e se livrar de uma das piores recessões em cinco décadas. Espera-se que o evento injete US$ 33 bilhões na economia de Dubai e crie cerca de 300.000 empregos.
Realizada a cada cinco anos, a World Expo vê centenas de países exibindo o que há de mais moderno em arquitetura e tecnologia em pavilhões impressionantes. A edição deste ano marca a primeira a ser realizada no Oriente Médio, África e Sul Asiático, e também é a primeira vez que cada um dos mais de 190 países participantes terá seu próprio pavilhão.
Veja a seguir algumas das atrações incríveis na tão esperada exposição, e o que foi necessário para transformar essas ideias extremamente ambiciosas em realidade.
Escala ampliada
Imenso parece um eufemismo para descrever o espaço do projeto da Expo 2020 Dubai. Localizado nos arredores da cidade, estende-se por 4,4 quilômetros quadrados, aproximadamente o tamanho de 600 campos de futebol. Com um plano mestre criado pela firma americana de arquitetura e engenharia HOK, o projeto inclui linhas dedicadas de transporte público e saídas de rodovias, um centro de exposições com capacidade para 20.000 visitantes simultâneos e mais de 200 pavilhões.
Inovação imersiva
Situado próximo ao centro da exposição está o Al Wasi Dome, um espaço de reunião com tecnologia quase tão largo quanto duas aeronaves Airbus A380 colocadas lado a lado. Projetado pela Adrian Smith + Gordon Gill Architecture, possui a maior área de projeção de 360 graus do mundo. O mundo teve um vislumbre do grau de fascínio do projeto, em 9 de fevereiro, quando autoridades de Dubai usaram mais de 250 projetores de laser para iluminar o interior da cúpula em um vermelho rubi profundo para celebrar a chegada da sonda Hope da Agência Espacial dos Emirados Árabes Unidos à órbita de Marte.
Visão panorâmica
O país anfitrião recorreu ao arquiteto espanhol Santiago Calatrava para construir um pavilhão que refletisse a influência crescente dos Emirados Árabes Unidos e seus objetivos ambiciosos para o futuro. Localizado próximo ao centro da exposição, o pavilhão de quatro andares e 15.000 metros quadrados também atende aos padrões de construção sustentável LEED Platina e apresenta exposições que mostram a cultura e as realizações dos Emirados Árabes Unidos. O Ministro de Estado dos Emirados Árabes Unidos para a cooperação internacional e diretor-geral da Expo 2020 Dubai, H. E. Reem Ebrahim Al Hashimy disse que evoca “o espírito pioneiro e o poder das conexões que transformaram os Emirados Árabes Unidos de uma coleção de pequenas comunidades do deserto em um ponto de conexão global”.
Finalidade e reaproveitamento
Desde o início, os líderes do projeto estão planejando o legado pós-exposição do projeto. Para esse fim, os 200.000 metros quadrados de estruturas certificadas pelo LEED construídas para a Expo 2020 serão reaproveitados no Distrito 2020, uma comunidade integrada e de uso misto que se encaixa facilmente no plano diretor urbano Dubai 2040, revelado em março de 2021. Siemens, Accenture e Atlas Holdings assinaram contrato como parceiros de projeto para o empreendimento, que inclui a integração de sensores de internet das coisas e tecnologia de blockchain em todo o Distrito 2020. E a Rota 2020, uma extensão de 14,5 quilômetros do metrô de Dubai, construída para conectar os visitantes da Expo ao movimentado centro da cidade, fará uma transição perfeita de passageiros participantes a passageiros residentes.
Começar com uma celebração
A filosofia “mais é mais” de Dubai ficou evidente desde o início da exposição: para a cerimônia de abertura de 90 minutos, os líderes do projeto geriram uma equipe elaborada e culturalmente diversa de mais de 1.000 artistas e membros de equipe. Para equilibrar toda essa união otimista com as realidades de uma pandemia global, os líderes do projeto estão exigindo (e isso é uma mudança das políticas anteriores) que todos os participantes e visitantes apresentem prova de vacinação ou um teste PCR negativo nas 72 horas anteriores (com testes gratuitos disponíveis no local para aqueles que não o tenham quando chegarem).