Metrô de Riade: Por introduzir o poder do transporte público à maior cidade da Arábia Saudita

2021 MIP #7

7

Apesar de crescer rapidamente, e chegar a 8,3 milhões de pessoas em 2030, Riade não tinha sistema de transporte público. Os residentes da maior cidade da Arábia Saudita dependiam principalmente de carros particulares, e faziam cerca de 10 milhões de percursos com passageiros em veículos motorizados a cada ano, resultando em congestionamentos e poluição do ar.

Mas uma ampla rede de transporte regional de última geração almeja transformar a mobilidade na capital do reino. O Metrô de Riade, com inauguração programada para este ano, consiste em seis linhas de trem autônomas com 176 quilômetros. E é apenas uma parte da maior iniciativa de transporte público do mundo, que inclui 956 ônibus cobrindo 1.150 quilômetros.

Com tanto terreno a percorrer, o governo autorizou um plano do tipo “dividir e conquistar” para omegaprojeto de metrô de US$ 23 bilhões e seteanos, com cada uma das três seções concluída por um consórcio global de empresas de engenharia e empreiteiros. As duas primeiras linhas, concluídas pela Bechtel, Almabani General Contractors, Consolidated Contractors Co. e Siemens, representam 36 por cento das linhas e 40 por cento das estações.

A linha três — a mais longa, com 11 quilômetros de túneis subterrâneos — foi abordada por um grupo que incluía Webuild Group, Larsen & Toubro, Nesma, Hitachi Rail, Bombardier Transportation, Idom e Worley. As linhas quatro, cinco e seis, com 29,8 quilômetros de viadutos e 26,6 quilômetros de vias subterrâneas, foram concluídas pela FCC Construction, Samsung C&T, Alstom, Strukton Civiel, Freyssinet Saudi Arabia, Atkins, Tecnica Y Proyectos e Setec.

O projeto moverá com eficiência os residentes de um ponto a outro, mas, igualmente fundamental, o fará de maneira ecologicamente correta, ajudando o reino a avançar em direção ao plano Visão 2030, que prevê a redução da dependência do petróleo pelo país e a criação de um futuro mais sustentável.

O último objetivo está representado pela Estação Central, projetada pelo escritório de arquitetura norueguês Snøhetta. Localizada perto do palácio do governador, a estação de 20.000 metros quadrados inclui uma cobertura refletiva de aço inoxidável que fornece sombra sobre os espaços públicos e canaliza a luz indireta para a estação de metrô abaixo. Outro toque ecológico: canais de irrigação revestem o chão da praça, proporcionando uma elegante instalação aquática que também irriga as plantas interiores. E os painéis solares sobre as estações do sistema são projetados para gerar 20 por cento das necessidades de eletricidade de cada instalação.

Embora o projeto tenha terminado com um ano de atraso, o governo tomou medidas para manter a adesão do público ao longo do tempo. Por exemplo, lançou uma exposição interativa que mostrava aos residentes como o metrô de Riade funcionaria e como melhoraria a vida dos passageiros.

img

IMAGEM DE CORTESIA DE DO METRÔ DE RIADE

Esses esforços provavelmente valerão a pena. Espera-se que a rede do Metrô de Riade atraia inicialmente 1,16 milhão de passageiros por dia e tenha capacidade de acomodar 3,6 milhões de passageiros, deixando muito espaço para crescimento.

Advertisement

Advertisement

Related Content

Advertisement