The Tokyo Toilet: Por dar aos banheiros públicos uma reformulação muito necessária

2021 MIP #49

49

Os banheiros públicos são mais do que uma questão de conveniência. São uma parte essencial para tornar as cidades mais limpas, mais saudáveis, mais acessíveis e mais receptivas para os turistas. No entanto, eles costumam ser tratados como algo secundário, largados, sujos e em mau estado, isso, claro, quando eles existem. Porém, há cidades que estão investindo na melhoria do estado dos banheiros públicos, e entre elas talvez a The Tokyo Toilet se destaque por fazer isso em grande estilo.

Uma colaboração criativa da The Nippon Foundation, do Governo da Cidade de Shibuya e da Associação de Turismo de Shibuya, o projeto recrutou 16 criadores — incluindo arquitetos e designers de alto nível — para sonharem em suas próprias instalações de sanitários públicos. Espalhados por todo o movimentado distrito de Shibuya, todos eles priorizam a acessibilidade, garantindo o acesso para cadeiras de rodas e uma opção de gênero neutro, mas cada um também tem uma personalidade própria afirmada pelo design.

“Assim como Shibuya é um centro cultural da moda e da música, espero que o projeto envie uma mensagem ao país e ao mundo sobre um novo estilo de banheiros públicos”, disse Ken Hasebe, o prefeito do distrito.

Os parceiros de construção Daiwa House Industry e a fabricante de banheiros Toto concluíram mais da metade dos 17 banheiros até o momento. Dê uma olhada:

img

FOTOS CORTESIA DA THE NIPPON FOUNDATION

Diga “Hi”

O Japão é um líder global estabelecido em tecnologia de banheiros, então, o designer Kazoo Sato usou essa familiarização para dissipar a ideia de que os banheiros públicos são buracos escuros e sujos. Após três anos de pesquisa, planejamento e design, o Hi Toilet foi revelado em agosto como um edifício hemisférico que permite que as pessoas controlem tudo — de portas e vasos sanitários a pias e alto-falantes musicais — com a voz.

img

Um passeio na floresta

O banheiro do Nabeshima Shoto Park não é apenas um banheiro, é uma “vila de banheiros”, disse o designer Kengo Kuma. Cinco cabanas separadas são envoltas por venezianas de cedro e conectadas por uma trilha que corta a paisagem do parque. Cada um se concentra em um conjunto diferente de necessidades, como famílias com crianças, acesso para cadeiras de rodas, e vestiário e cuidados pessoais (para que os participantes dos diversos eventos do parque troquem de roupa com facilidade).

img

Toalete redondo

“Para mim foi essencial fazer um espaço confortável e seguro”, disse Tadao Ando, sobre o banheiro cilíndrico que projetou para o Parque Jingu-Dori. A entrada no design circular é circundada por um engawa, um corredor exterior tradicional, que deixa entrar a luz e o ar dos arredores salpicados de cerejeiras.

img

Sem surpresas

Para um par de instalações do parque, o arquiteto Shigeru Ban abordou duas questões principais — se um banheiro está ocupado e quão limpo é — com um truque de design engenhoso. O exterior de vidro inteligente torna mais fácil olhar para dentro antes de alguém entrar, e torna-se opaco quando a pessoa entra e tranca a porta.

img

Todos bem vindos

A lenda do streetwear e recentemente nomeado diretor artístico do Kenzo, Nigo descreve seu projeto Jingumae como uma “instalação amigável em forma de casa que parece casual e convidativa”. Localizado em um cruzamento movimentado de Harajuku, o espaço inclui um banheiro para ostomizados projetado para pessoas com bolsas de ostomia, bem como uma cadeira de bebê para manter os menores protegidos e seguros enquanto os cuidadores usam as instalações.

Advertisement

Advertisement

Related Content

Advertisement