Os Emirados Árabes Unidos estão levando a sério as alternativas ao combustível fóssil: estão afirmando que irão construir o que está sendo anunciado como a maior usina solar em uma única localização no mundo. Localizada a 35 quilômetros ao sul da cidade de Abu Dhabi, o projeto Al Dhafra, de US$ 1 bilhão, surgiu da das equipes de criação da Abu Dhabi National Energy Co., que considera o projeto um divisor de águas. Quando o financiamento do projeto fechou, em dezembro de 2020, o CEO e diretor administrativo do grupo, Jasim Husain Thabet, chamou-o de “projeto de referência para a nossa nação e para o setor de energia global”.
A equipe multinacional — que inclui Masdar, EDF Renouvelables e Jinko Power — não quer apenas ser a maior, mas também a melhor. Por exemplo, os painéis bifaciais irão capturar a energia solar de ambos os lados e aumentar a eficiência da fábrica, que deve estar operacional em 2022.
Para os Emirados Árabes Unidos, que geram 30 por cento de seu PIB a partir do petróleo, a usina de 2 gigawatts pode desempenhar um papel importante em ajudar a cumprir seu Plano Nacional de Mudança Climática, que prevê 50 por cento do uso de energia renovável até 2050.
Fonte: Abu Dhabi National Energy Co., EDF Renouvelables
VECTORPOCKET/ISTOCK/GETTY IMAGES PLUS