Oi, tem alguém aí?

Contatos profissionais em um novo local exigem um toque virtual

Rede de contatos em um novo local, acertar na primeira impressão e conquistar a contraoferta.

De Lindsay Scott

Eu me mudei durante a pandemia. Como posso reconstruir minha rede?

Criar novas conexões demanda tempo e persistência, mas é ainda mais desafiador durante uma pandemia global. Independentemente de saber se as restrições da COVID-19 estão limitando as interações face a face no seu local atual, você precisará aprender a construir relacionamentos por meio de oportunidades virtuais.

Existem muitos painéis de empregos on-line que podem acelerar a construção de uma nova rede local. Para começar, certifique-se de que sua rede existente saiba que você se mudou. Esses contatos podem ser capazes de lhe apresentar novas conexões próximas. Em seguida, vá além da localização para restringir as pesquisas do LinkedIn por setor, tipos de projetos ou interesses em áreas específicas de gerenciamento de projetos, como o gerenciamento ágil ou de risco.

Ao se apresentar no LinkedIn, seja transparente: diga às conexões em potencial que você está procurando construir uma nova rede e que gostaria de receber dicas para fazer a transição para um novo local. E diga a eles que você terá prazer em retribuir de qualquer maneira que puder.

As conferências e reuniões virtuais também são abundantes e oferecem excelentes oportunidades para se conectar e aprender. E não se limite a eventos de gerenciamento de projeto: Associações profissionais locais ou grupos de voluntários são ótimos lugares para conhecer pessoas e expandir sua rede de negócios.

Finalmente, se você não conseguir encontrar grupos ou reuniões formais, crie suas próprias oportunidades. Haverá outras pessoas em sua área que adorariam conversar sobre a profissão. Inicie um grupo de encontros, como “Amantes da entrega ágil em Boston, Massachusetts, EUA”. Se você criar, eles virão.

Sei que o mercado de trabalho será hipercompetitivo em 2021. Como posso me destacar da multidão em meu contato inicial?

Faça uma conexão autêntica com cada função à qual irá se candidatar. Isso significa personalizar cartas de apresentação e adaptar currículos e resumos para enfatizar a experiência e as habilidades que cada organização está procurando. É impressionante quantas pessoas não fazem isso, porque pode realmente dar uma vantagem em caso de uma enxurrada de candidatos, especialmente à medida que mais organizações usam programas de software para eliminar candidatos preliminares.

Você precisará fazer alguns deveres de casa extras para impressionar as organizações desde o início. Estude o anúncio para determinar quais partes do trabalho parecem mais importantes do que outras e qual linguagem é enfatizada. Em seguida, adapte a declaração de abertura ou o perfil de seu currículo para incorporar palavras-chave correspondentes. Se o anúncio procura um “gerente de projeto digital”, apresente-se como tal, em vez de “gerente de projeto de TI”. Certifique-se de que a parte superior de seu currículo destaque trabalhos em setores e projetos semelhantes. Seja uma pessoa ou um bot escaneando as candidaturas, você deve chamar a atenção deles nos primeiros cinco segundos.

img

Na seção de histórico de carreira, certifique-se de que a experiência e as habilidades de projeto que você listou estejam alinhadas com o anúncio de emprego, bem como com a visão estratégica da organização. Se você souber qual é a organização, pesquise o que está acontecendo no setor para que sua carta de apresentação possa mostrar de forma inteligente que você entende os desafios e oportunidades específicos que estão por vir.

Fazer ajustes estratégicos para cada candidatura significa que você já está fazendo algo que 90 por cento dos concorrentes não fazem. Esse tempo extra será recompensado na forma de mais solicitações de entrevista.

Recebi uma nova oferta de emprego. Qual é a melhor forma de negociar salários e benefícios em um momento de incerteza econômica?

Faz parte da profissão saber negociar bem. Portanto, apenas aplique suas técnicas de negociação em uma estrutura diferente: Mostre e explique à organização por que você vale o que está buscando.

Você provavelmente terá uma noção da faixa salarial potencial, portanto, precisa estar pensando em quanto a remuneração poderia aumentar com base no que aprendeu na entrevista. Em qualquer negociação, trata-se de entender a posição um do outro, portanto, se a oferta for menor do que o esperado, você pode estar preparado para contraatacar estrategicamente.

Enfatize aos gerentes de contratação como suas habilidades e experiência agregarão valor ao trabalho e à organização. Se eles não cederem em relação ao salário, determine quais outros incentivos o ajudariam a chegar a um acordo: Feriados ou férias extras? Horário de trabalho flexível? Uma data de início posterior? Se a diferença entre salários e benefícios permanecer grande, é hora de um exame de consciência. Esse trabalho vai melhorar sua carreira? Permitirá que você consiga um melhor equilíbrio entre vida pessoal e profissional? Ou você deve praticar a paciência e a persistência para buscar uma oportunidade melhor à frente? PM

Dica de profissional: Não fale, mostre

Aqui está um problema recorrente de currículos: muitos profissionais de projeto se concentram no tipo de mudança que seu projeto abordou, em vez de mostrar como gerenciam um projeto. Atinja o equilíbrio certo compartilhando o contexto suficiente: orçamento, tamanho da equipe, etc., para reforçar por que suas habilidades agregam valor.

Tem uma pergunta sobre carreiras para Lindsay Scott? Envie um e-mail para [email protected].

img Lindsay Scott é diretora de recrutamento para gerenciamento de projetos e programas da Arras People, Londres, Inglaterra.

Advertisement

Advertisement

Related Content

  • PM Network

    Nível de entrada: desembaraçado member content open

    By Scott, Lindsay Ampliando a busca por sua primeira função de gerenciamento de projetos, dando um passo à frente e construindo habilidades de análise de negócios.

  • PM Network

    Planejamento de carreira pós-COVID member content open

    By Wilkinson, A. O pior mercado de trabalho em mais de uma década é um cenário difícil para o crescimento na carreira. Furloughs e dispensas tornaram-se comuns, muitos graduados universitários permanecem excluídos e…

  • PM Network

    Relatório de empregos 2021 member content open

    By Wilkinson, A. Um ano depois que o COVID-19 apareceu pela primeira vez, as repercussões na carreira ainda estão se propagando em todo o mundo - e o desemprego ou subemprego continuam generalizados.

Advertisement