Planejamento de carreira pós-COVID

A forma de avançar depende, em parte, de onde você começa

 
img

GETTY IMAGES

Opior mercado de trabalho em mais de uma década é um cenário difícil para o crescimento na carreira. Licenças e dispensas tornaram-se comuns, muitos recém-formados no ensino superior permanecem excluídos e aqueles que ainda estão na equipe estão sendo solicitados a fazer mais com a promessa de promoção no horizonte.

Ainda assim, a incerteza que tomou conta do mercado de trabalho global desmente as oportunidades individuais que existem.

“Quando consideramos a pergunta: estão contratando? A resposta é: sim. Há empresas que ainda estão crescendo”, disse Mac Ling, diretoradministrativo do Coaching Collective, Hong Kong, China. Isso é particularmente verdadeiro para organizações voltadas para projetos e empresas que contam com o desenvolvimento de produtos e iniciativas de mudança para sobreviver e prosperar no mundo pós-pandemia.

Não importa onde esteja a carreira de um profissional de projeto — do iniciante ao profissional experiente —, 2021 pode ser o momento certo para dar o próximo passo estratégico. Veja como:

img

LONDONEYE/E+/GETTY IMAGES

Você quer conseguir seu primeiro emprego

Onde você está: A história é clara: uma economia em baixa pode complicar seriamente a busca por um emprego de recém-formados. Um relatório da Rutgers University descobriu que apenas 56 por cento dos estudantes universitários dos EUA que se formaram em meados de 2010 — logo após uma recessão econômica nacional — conseguiram um emprego de tempo integral 10 meses após receberem seu diploma. Com uma nova onda de incerteza, quem procura um emprego pela primeira vez precisa aprender a enfiar a linha na agulha.

Dê o próximo passo: equipes de funcionários organizacionais mais enxutas podem se traduzir em menos empregos básicos de gerenciamento de projetos, então, a rede de contatos profissionais está mais importante do que nunca, disse Amanda Augustine, uma especialista de carreira que trabalhou com gerentes de projetos e programas na TopResume, Nova York, Nova York, EUA.

“Você tem 10 vezes mais chances de conseguir o emprego, não apenas uma entrevista, mas o emprego mesmo, se for indicado por alguém”, disse ela.

Se o seu Rolodex virtual ainda não estiver preenchido de conexões de gerenciamento de projetos, comece acessando a rede de ex-alunos da sua escola. Pesquisar conexões no LinkedIn para o setor desejado é uma certeza, mas Amanda também recomenda perguntar à sua instituição de ex-alunos se eles têm um programa ativo para formar pares de ex-alunos que desejam ser orientados por ex-ex-alunos que desejam ser mentores. Com os encontros pessoais em grande parte suspensos devido a questões de saúde, agora é a hora de realmente explorar as oportunidades on-line.

“Um dos aspectos positivos da pandemia é que as pessoas que se sentiam muito desconfortáveis em ir a eventos e iniciar conversas com estranhos agora têm uma desculpa legítima para fazer mais networking virtual, como participar de webinars e eventos on-line”, disse Amanda.

Os capítulos locais do PMI são outra forma de criar e fortalecer redes profissionais por meio de eventos virtuais e oportunidades de voluntariado. O voluntariado pode ajudar a construir conexões e fortalecer novas habilidades que os novatos podem mostrar em seus currículos e resumos.

Você quer trabalhar como autônomo

Onde você está: Para alguns, trabalhar em casa — e a flexibilidade que isso oferece — foi uma experiência reveladora, inspirando sonhos de deixar a vida no escritório para sempre e expandir-se por conta própria. Por mais contraintuitivo que possa parecer, 2021 pode ser o momento perfeito para dar esse salto. Em meio a congelamentos de contratações e redução do número de funcionários, muitas organizações estão cada vez mais recorrendo a talentos autônomos para realizar suas tarefas. Quase 3 em cada 4 gerentes de contratação estão mantendo ou aumentando o uso de autônomos, de acordo com o 2020 Future Workforce Report da Upwork. E quase metade dos gerentes de contratação diz que está mais propensa a usar talentos autônomos por causa da COVID-19.

Dê o próximo passo: Os gerentes de projeto autônomos não precisam necessariamente de sites chamativos nem cartões de visita engenhosos para se promoverem. Em vez disso, algumas tarefas estratégicas podem gerar resultados reais, disse Jo Green, coach de mudança de carreira, Sydney, Austrália.

Primeiro, divulgue aos seus contatos profissionais que você está disponível para trabalhos como autônomo. Embora as vagas para funcionários sejam normalmente publicadas em todos os lugares e sejam filtradas e gerenciadas por um departamento central de RH, as vagas para autônomos costumam ser anunciadas e preenchidas pelo boca a boca. Diga a seus colegas de profissão que você está procurando trabalhar como autônomo e eles estarão bem posicionados para não apenas avisá-lo sobre uma oportunidade, mas também falar sobre sua experiência no planejamento e gerenciamento de projetos, se conhecerem o gerente de contratação. É uma situação em que todos ganham.

img

— Amanda Augustine, TopResume, Nova York, Nova York, EUA

Em segundo lugar, otimize seu perfil on-line para que qualquer gerente de contratação em busca de um conjunto de habilidades específico, digamos, gerenciamento de risco em parcerias público-privadas, encontre mais facilmente seu currículo. Certifique-se de destacar todas as certificações de gerenciamento de projetos, como a certificação Project Management Professional (PMP)® do PMI. As certificações não apenas validam suas habilidades: elas fornecem uma palavra-chave eficaz quando os caçadores de talentos filtram currículos e perfis profissionais on-line para identificar o ajuste perfeito. E, se você estiver planejando se candidatar a uma certificação, considere colocá-la no topo de sua lista de tarefas.

Você deseja ser promovido

Onde você está: Você teve sucesso em um projeto de alta complexidade, ganhou uma nova certificação de gerenciamento de projetos ou assumiu funções mais seniores. Mas uma promoção durante a pandemia está fora de questão, certo? Não é bem assim, disse Amanda.

Algumas organizações estão claramente lutando para se manter à tona (pense: cortes de pagamento, licenças, solicitações de executar mais com menos recursos). No entanto, existem muitos setores e regiões que já estão se recuperando. Por exemplo, o Canadá criou cerca de 378.000 empregos em setembro — cerca de cinco vezes a quantidade de seu vizinho, os Estados Unidos, proporcionalmente à população — mais do que o dobro das estimativas dos economistas. Para avaliar se agora é a hora de tentar uma promoção, é importante olhar para as tendências regionais e setoriais e fazer um balanço de como sua organização está se saindo internamente, disse ela.

Dê o próximo passo: Mesmo que você não pretenda fazer a pergunta agora (mas especialmente se fizer!), crie o que Amanda chama de “livro de gabaritos” para registrar realizações que podem justificar uma promoção.

“Você deve relembrar o que fez no ano passado e os novos desafios que enfrentou e superou”, disse ela. Você implementou com sucesso uma nova plataforma de gerenciamento de projetos? Ajudou equipes em toda a organização na mudança de reuniões de equipes localizadas no mesmo lugar para virtuais? Executou projetos com sucesso, apesar dos cortes de orçamento ou reduções de equipe?

Detalhar essas vitórias garantirá que você tenha exemplos específicos para citar durante qualquer conversa com seu gerente sobre progressão na carreira.

“Sempre vale a pena conversar com seu gerente sobre metas e conquistas futuras, mesmo que você comece com: entendo que não estamos em posição de receber aumentos no momento, mas…”, disse Amanda.

img

HUDIEMM/E+/GETTY IMAGES

img

RAWPIXEL/ISTOCK/GETTY IMAGES PLUS

Você deseja mudar de setor

Onde você está: Assim como conseguir o primeiro emprego, aqueles que procuram fazer uma mudança de direção significativa na carreira sem o benefício de uma experiência profissional relevante podem ter dificuldades.

“Mudar de setor é provavelmente a coisa mais difícil que você pode fazer agora”, disse Mac. “As empresas querem que as pessoas venham e façam o trabalho, então a paciência para o desenvolvimento está menor do que normalmente estaria. E a competição está maior, especialmente para os cargos de nível médio a sênior”.

img

— Mac Ling, Coaching Collective, Hong Kong

Ainda assim, a mudança é facilitada pelo fato de que as habilidades de gerenciamento de projetos se traduzem em todos os setores. O truque é fazer isso com os gerentes de contratação.

Dê o próximo passo: Assuma como missão se atualizar sobre a cultura do setor, estudando publicações comerciais, participando de grupos do setor e afiliando-se a associações relevantes. Para causar uma boa impressão durante uma entrevista (e entrar em velocidade padrão depois de contratado), demonstre fluência no jargão do seu setor e, de preferência, tenha um entendimento prático das tendências de negócios e previsões futuras, disse Jo. Este exercício também pode confirmar se o novo setor será de fato adequado.

Em seguida, renove seu currículo e perfil profissional on-line. Isso provavelmente significará reformular seu currículo para enfatizar as habilidades (por exemplo, gerenciamento intensivo de partes interessadas em uma iniciativa internacional contenciosa ou compressão de cronograma em um projeto de alto risco) acima da experiência específica do setor, disse Amanda.

Qualquer conexão que você possa ter no setor desejado, por exemplo, ser voluntário em um hospital local enquanto tenta mudar na área de saúde, deve absolutamente ser incluída, disse ela. Se sua experiência não tem intersecção com uma nova área de interesse, busque todas as oportunidades de construir sua aceitação: seja trabalhando nas periferias de um novo setor dentro de sua organização atual ou por meio de trabalho voluntário.

Cultivar uma nova rede em seu campo desejado também é fundamental, disse Jo. Embora um bot de IA possa jogar seu currículo na pilha de descartados por falta de palavras-chave relevantes ou experiência, uma conexão humana estará mais aberta para ouvir como você pode agregar valor à empresa.

“Isso realmente se refere a essas conversas, porque se você se sentar na frente de alguém na área em que deseja trabalhar e disser: ’É por isso que quero trabalhar nessa área, é por isso que estou interessado nela, é assim que eu sinto que minhas habilidades e minha experiência são relevantes para ela’, essa pessoa pode ajudar a entender o que você pode precisar fazer e também pode ser sua apoiadora”, disse ela.

img

PEOPLEIMAGES/E+/GETTY IMAGES

Você quer voltar à ativa depois de uma demissão

Onde você está: Ser demitido não é apenas um golpe na carteira: também pode ter efeitos psicológicos duradouros, como drenar a confiança ou reduzir a resiliência ao poder por meio de uma nova busca de emprego.

“A redundância é uma coisa realmente difícil de enfrentar — ela pode trazer muitas inseguranças, pesar e preocupação”, disse Jo.

Adicione uma recessão econômica global a essa turbulência pessoal e profissional, e é compreensível que a recuperação não aconteça da noite para o dia.

Dê o próximo passo: Ironicamente, a maneira mais rápida de seguir em frente é fazer uma pausa, disse Jo. Ela diz aos clientes para dedicar algum tempo para processar essa perda, e se envolver em uma atividade que eles amam, antes de voltarem à caça de emprego.

Quando você se sentir recarregado, Mac recomenda usar a experiência para informar sua pesquisa futura. Faça uma avaliação completa: O que você adorava em seu última emprego? Do que você gostava? Você gostava de oportunidades de desenvolvimento profissional ou era mais atraído pela cultura de trabalho flexível? Como você se sentia em relação ao número de projetos com os quais estava lidando ou a complexidade dessas iniciativas?

“Acho que algumas das respostas podem ajudar a esclarecer se você está no papel certo e se vai prosperar no próximo papel”, disse ele.

Em vez de procurar um substituto exato para o emprego que foi perdido, você pode definir posições de gerenciamento de projetos que não apenas se alinhem com o que você mais valorizava, mas também ofereçam o que estava faltando. PM

Advertisement

Advertisement

Related Content

  • PM Network

    Nível de entrada: desembaraçado member content open

    By Scott, Lindsay Ampliando a busca por sua primeira função de gerenciamento de projetos, dando um passo à frente e construindo habilidades de análise de negócios.

  • PM Network

    Relatório de empregos 2021 member content open

    By Wilkinson, A. Um ano depois que o COVID-19 apareceu pela primeira vez, as repercussões na carreira ainda estão se propagando em todo o mundo - e o desemprego ou subemprego continuam generalizados.

  • PM Network

    Oi, tem alguém aí? member content open

    By Scott, Lindsay Profissional de recrutamento de gerenciamento de projetos, Lindsay Scott responde a perguntas sobre networking, primeiras impressões e contra-ofertas.

Advertisement